Search
Close this search box.
CUIABÁ

BRASIL

Hoje é Dia: semana celebra artistas, água e saúde

Publicados

BRASIL


O Hoje é Dia desta semana destaca o 20 de março. Este é o dia de nascimento de artistas brasileiros que deixaram legado em diferentes campos, épocas e estilos. O ator gaúcho Paulo José, por exemplo, completaria, neste domingo, 85 anos de idade. Ele morreu em agosto do ano passado. O escritor e artista plástico Menotti Del Picchia nasceu há 130 anos. A cantora Nora Ney faria o seu centenário (leia mais na Agência Brasil) nesta data.

Ainda neste dia 20, é tempo de lembrar da arquiteta Lina Bo Bardi (naturalizada brasileira), que morreu há 30 anos. Para saber mais sobre esses artistas, o acervo da Empresa Brasil de Comunicação disponibiliza relíquias.

Um exemplo é o material disponível no Programa Recordar é TV (2019). As imagens resgatadas são de 1978, exibidas originalmente pelo programa Os Mágicos. O ator Paulo José, de Lavras do Sul, relembra o início da carreira, como venceu a inibição e construiu os primeiros personagens.

O artista é conhecido como alguém que ajudou a renovar a dramaturgia na televisão brasileira.

A carreira de Paulo José inclui 39 filmes, 21 novelas, 25 minisséries, 31 peças e 22 montagens como diretor. Embora seja gaúcho, Paulo José, como destacam reportagens da EBC, começou no Teatro de Arena, em São Paulo, onde atuou como contrarregra, assistente de direção, produtor, diretor musical, cenógrafo, figurinista e, só depois, ator (a partir de 1961, com a peça Testamento de um cangaceiro).

ator Paulo José ator Paulo José

Hoje é Dia – ator Paulo José – 10/09/2013/Arquivo Fernando Frazão/Agência Brasil

No cinema, o primeiro filme foi O Padre e a Moça, de Joaquim Pedro de Andrade (em 1965). Entre os seus trabalhos de destaque, o ator trabalhou em obras consagradas, como Macunaíma, de Joaquim Pedro de Andrade, e Todas as Mulheres do Mundo, de Domingos Oliveira.

Na televisão, foram 20 produções, entre telenovelas e minisséries. Foi também diretor de trabalhos como Agosto (1993), adaptação do romance de Rubem Fonseca sobre fatos relacionados à morte de Getúlio Vargas; Memorial de Maria Moura (no ano seguinte), baseada na obra de Rachel de Queiroz (saiba mais sobre a escritora); e Incidente em Antares (1994), adaptação do livro de Erico Veríssimo.

A Longa Viagem

Outro artista célebre nascido nesta data é o escritor paulista Paulo Menotti Del Picchia (1892 – 1988), um nome de destaque da Semana de Arte Moderna de 1922 (confira material especial sobre o tema). Del Picchia foi autor, por exemplo, de A Longa Viagem (1972), que trata de revoluções, guerras e também sobre os avanços das tecnologias durante o século 20.

Leia Também:  "Somos um grande laboratório", diz ministro a investidores

A obra foi destaque do Memória Rádio MEC, que você pode ouvir aqui.

Confira no Programa Caminhos da Reportagem da TV Brasil especial sobre a Semana de Arte Moderna.

Neste dia 20, também, é dos 30 anos da perda da arquiteta Lina Bo Bardi, que nasceu na Itália, mas se radicou e amou o Brasil. Ela criou o prédio do Museu de Arte de São Paulo, por exemplo. Para saber mais da artista que incorporou a brasilidade em sua cidadania e também em sua obra, uma referência é a biografia escrita por Francesco Perrotta-Bosch, que explicou em entrevista em entrevista ao Arte Clube que Lina amava a nova terra.

Nossa água

Nesta semana, ainda, uma data marcante é a terça-feira (22), Dia Mundial da Água. Reportagens e programas da EBC têm, de forma recorrente, chamado a atenção sobre a necessidade de proteção a esse bem precioso.

Em 2018, a Agência Brasil publicou uma série de dez reportagens com o título de Vidas Secas no País das Águas, que foram ao ar por ocasião do Fórum Mundial da Água, realizado em março daquele ano. O nome do especial tem relação com os 80 anos do livro Vidas Secas, de Graciliano Ramos.

Os materiais jornalísticos trazem panoramas históricos, problemáticas, contrastes, desafios e soluções diante dos temas complexos relacionados ao abastecimento de água no país. As reportagens foram reconhecidas em dois prêmios de jornalismo (um da Massey Fergusson e outro da Agência Nacional de Águas).

Confira aqui o conteúdo

O Programa Caminhos da Reportagem dedicou edições especiais sobre a situação das águas no Brasil. Em episódio veiculado em 2015, a equipe mostrou como era a situação da qualidade de rios e córregos no Brasil, e qual o papel de cada um de nós para essa preservação.

Confira a lista semanal do Hoje é Dia com datas, fatos históricos e feriados:

20 a 26 de Março de 2022
20

Nascimento do atleta paulista Tetsuo Okamoto (90 anos) – primeiro atleta a ganhar uma medalha olímpica na história da natação brasileira

Nascimento do ator gaúcho Paulo José (85 anos)

Nascimento do poeta, escritor e pintor paulista Menotti Del Picchia (130 anos)

Nascimento da cantora e compositora fluminense Nora Ney (100 anos) – grande nome do samba-canção, foi contratada da Rádio Nacional nos anos 50

Leia Também:  Ministro da Justiça diz que buscas por desaparecidos continuam

Nascimento do cineasta estadunidense Spike Lee (65 anos)

Morte da arquiteta italiana Lina Bo Bardi (30 anos)

Equinócio de Primavera (hemisfério Norte) e Equinócio de Outono (hemisfério Sul) – em várias culturas nórdicas ancestrais, o equinócio da primavera era festejado com comemorações que deram origem a vários costumes hoje relacionados com a Páscoa da religião cristã

Dia Internacional da Francofonia – o objetivo dessa data é a promoção de atividades diversas para difundir e divulgar a cultura francesa

Dia Internacional da Felicidade

21

Morte de Pocahontas (405 anos) – a figura histórica que originou o mito e suas adaptações artísticas

Dia Internacional da Cor

Dia Internacional das Florestas

Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial

Dia Internacional da Síndrome de Down

Dia Mundial da Poesia – data criada na 30a Conferência Geral da Unesco

22

Ataque de Westminster (05 anos) – terrorista britânico Khalid Masood atropela pedestres na ponte de Westminster, matando quatro pessoas e ferindo mais de 50

Dia Mundial da Água

23

Nascimento do escritor gaúcho Moacyr Scliar (85 anos)

Nascimento do compositor e pianista paulista Osvaldo Lacerda (95 anos)

Nascimento da nadadora baiana Ana Marcela Cunha (30 anos) – conquistou medalha de ouro na Maratona Aquática das Olimpíadas de Tóquio

Morte do humorista e ator brasileiro Chico Anysio (10 anos)

Dia Mundial da Meteorologia

24

Morte do cantor mineiro João Mineiro (10 anos) – formou por 18 anos a dupla João Mineiro e Marciano

Nascimento do artista plástico fluminense Zéllo Visconti (80 anos)

Morte do produtor e executivo de televisão Walter Clark (25 anos) – foi diretor da TV Educativa do Rio de Janeiro nos anos 1990

Dia da União dos Povos Latino-Americanos

Dia Mundial de Combate à Tuberculose

25

Morte do futebolista brasileiro Oswaldo Silva, o Baltasar (25 anos)

Nascimento do compositor italiano Arturo Toscanini (155 anos)

Nascimento do diretor de televisão paulista Reynaldo Boury (90 anos)

Nascimento da cantora e compositora estadunidense Aretha Franklin (80 anos)

Nascimento do cantor e compositor inglês Elton John (75 anos)

Formação da Comunidade Econômica Europeia (65 anos)

Dia Nacional da Comunidade Árabe

26

Morte do compositor Ludwig van Beethoven (195 anos)

Hora do Planeta (data móvel) – último sábado de março de cada ano

Edição: Alessandra Esteves

Fonte: EBC Geral

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

BRASIL

Prefeitura de SP constrói muro na Cracolândia para isolar área de usuários de drogas

Publicados

em

A Prefeitura de São Paulo ergueu um muro na Cracolândia, localizada no Centro da cidade, com cerca de 40 metros de extensão e 2,5 metros de altura, delimitando a área onde usuários de drogas se concentram. A estrutura foi construída na Rua General Couto Magalhães, próxima à Estação da Luz, complementada por gradis que cercam o entorno, formando um perímetro delimitado na Rua dos Protestantes, que se estende até a Rua dos Gusmões.

Segundo a administração municipal, o objetivo é garantir mais segurança às equipes de saúde e assistência social, melhorar o trânsito de veículos na região e aprimorar o atendimento aos usuários. Dados da Prefeitura indicam que, entre janeiro e dezembro de 2024, houve uma redução média de 73,14% no número de pessoas na área.

Críticas e denúncias

No entanto, a medida enfrenta críticas. Roberta Costa, representante do coletivo Craco Resiste, classifica a iniciativa como uma tentativa de “esconder” a Cracolândia dos olhos da cidade, comparando o local a um “campo de concentração”. Ela aponta que o muro limita a mobilidade dos usuários e dificulta a atuação de movimentos sociais que tentam oferecer apoio.

Leia Também:  Força Nacional auxilia no patrulhamento das rodovias federais

“O muro não só encarcerou os usuários, mas também impediu iniciativas humanitárias. No Natal, por exemplo, fomos barrados ao tentar distribuir alimentos e arte”, afirma Roberta.

A ativista também denuncia a revista compulsória para entrada no espaço e relata o uso de spray de pimenta por agentes de segurança para manter as pessoas dentro do perímetro.

Impacto na cidade

Embora a concentração de pessoas na Cracolândia tenha diminuído, o número total de dependentes químicos não foi reduzido, como destaca Quirino Cordeiro, diretor do Hub de Cuidados em Crack e Outras Drogas. Ele afirma que, em outras regiões, como a Avenida Jornalista Roberto Marinho (Zona Sul) e a Rua Doutor Avelino Chaves (Zona Oeste), surgiram novas aglomerações.

Custos e processo de construção

O muro foi construído pela empresa Kagimasua Construções Ltda., contratada após processo licitatório em fevereiro de 2024. A obra teve custo total de R$ 95 mil, incluindo demolição de estruturas existentes, remoção de entulho e construção da nova estrutura. A Prefeitura argumenta que o contrato seguiu todas as normas legais.

Leia Também:  Servidores do Ibama prometem suspender fiscalização ambiental

Notas da Prefeitura

Em nota, a administração municipal justificou a construção do muro como substituição de um antigo tapume, visando à segurança de moradores, trabalhadores e transeuntes. Além disso, ressaltou os esforços para oferecer encaminhamentos e atendimentos sociais na área.

A Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU) reforçou que a Guarda Civil Metropolitana (GCM) atua na área com patrulhamento preventivo e apoio às equipes de saúde e assistência, investigando denúncias de condutas inadequadas.

A questão da Cracolândia permanece um desafio histórico para São Paulo, com soluções que, muitas vezes, dividem opiniões entre autoridades, moradores e ativistas.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA