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Motorista encontra lentidão em rodovias paulistas nesta segunda-feira

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O motorista que deixa a capital paulista nesta manhã de hoje (26) encontra pontos de lentidão em algumas das principais rodovias do estado de São Paulo. Os dados foram levantados por volta das 10h de hoje.

Na Rodovia Dutra, que liga São Paulo ao Rio de Janeiro, há vários pontos de lentidão ou de tráfego intenso de veículos. No sentido Rio de Janeiro, há lentidão entre os quilômetros 165 e 160, próximo a Jacareí; entre os quilômetros 138 e 127, próximo a São José dos Campos; entre os quilômetros 112 e 111, próximo a Taubaté; e entre os quilômetros 236 e 228, em Piraí. No sentido oposto, com destino a São Paulo, o tráfego é intenso entre os quilômetros 179 e 184, em Nova Iguaçu; e entre os quilômetros 126 e 127, em Caçapava.

Na Rodovia dos Imigrantes, há lentidão entre os quilômetros 39 e 43 e entre os quilômetros 49 e 53, sentido litoral paulista por excesso de veículos. Já na Rodovia Anchieta, há lentidão entre os quilômetros 60 e 61 por causa de obras. No sentido capital não há pontos de lentidão nesse momento.

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Já na Rodovia Governador Carvalho Pinto, há um ponto de lentidão sentido interior entre os quilômetros 70 e 77.

O motorista também encontra lentidão na Rodovia Régis Bittencourt, sentido Curitiba, entre os quilômetros 523 e 525, em Barra do Turvo, devido ao alto fluxo de veículos.

No sistema Anhanguera/Bandeirantes, há congestionamento na Rodovia dos Bandeirantes sentido interior-capital entre os quilômetros 57 e 53, em Jundiaí. Também há congestionamento na chegada à capital, entre os quilômetros 15 e 13, reflexo de congestionamento na Marginal Tietê. No sistema Raposo Tavares/Castello Branco, há lentidão na rodovia Castello Branco, sentido capital, entre os quilômetros 15 e 13.

Nas rodovias Ayrton Senna, Tamoios e Fernão Dias o tráfego de veículos ocorre de forma normal, em ambos os sentidos.

Edição: Maria Claudia

Fonte: EBC Geral

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Prefeitura de SP constrói muro na Cracolândia para isolar área de usuários de drogas

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A Prefeitura de São Paulo ergueu um muro na Cracolândia, localizada no Centro da cidade, com cerca de 40 metros de extensão e 2,5 metros de altura, delimitando a área onde usuários de drogas se concentram. A estrutura foi construída na Rua General Couto Magalhães, próxima à Estação da Luz, complementada por gradis que cercam o entorno, formando um perímetro delimitado na Rua dos Protestantes, que se estende até a Rua dos Gusmões.

Segundo a administração municipal, o objetivo é garantir mais segurança às equipes de saúde e assistência social, melhorar o trânsito de veículos na região e aprimorar o atendimento aos usuários. Dados da Prefeitura indicam que, entre janeiro e dezembro de 2024, houve uma redução média de 73,14% no número de pessoas na área.

Críticas e denúncias

No entanto, a medida enfrenta críticas. Roberta Costa, representante do coletivo Craco Resiste, classifica a iniciativa como uma tentativa de “esconder” a Cracolândia dos olhos da cidade, comparando o local a um “campo de concentração”. Ela aponta que o muro limita a mobilidade dos usuários e dificulta a atuação de movimentos sociais que tentam oferecer apoio.

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“O muro não só encarcerou os usuários, mas também impediu iniciativas humanitárias. No Natal, por exemplo, fomos barrados ao tentar distribuir alimentos e arte”, afirma Roberta.

A ativista também denuncia a revista compulsória para entrada no espaço e relata o uso de spray de pimenta por agentes de segurança para manter as pessoas dentro do perímetro.

Impacto na cidade

Embora a concentração de pessoas na Cracolândia tenha diminuído, o número total de dependentes químicos não foi reduzido, como destaca Quirino Cordeiro, diretor do Hub de Cuidados em Crack e Outras Drogas. Ele afirma que, em outras regiões, como a Avenida Jornalista Roberto Marinho (Zona Sul) e a Rua Doutor Avelino Chaves (Zona Oeste), surgiram novas aglomerações.

Custos e processo de construção

O muro foi construído pela empresa Kagimasua Construções Ltda., contratada após processo licitatório em fevereiro de 2024. A obra teve custo total de R$ 95 mil, incluindo demolição de estruturas existentes, remoção de entulho e construção da nova estrutura. A Prefeitura argumenta que o contrato seguiu todas as normas legais.

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Notas da Prefeitura

Em nota, a administração municipal justificou a construção do muro como substituição de um antigo tapume, visando à segurança de moradores, trabalhadores e transeuntes. Além disso, ressaltou os esforços para oferecer encaminhamentos e atendimentos sociais na área.

A Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU) reforçou que a Guarda Civil Metropolitana (GCM) atua na área com patrulhamento preventivo e apoio às equipes de saúde e assistência, investigando denúncias de condutas inadequadas.

A questão da Cracolândia permanece um desafio histórico para São Paulo, com soluções que, muitas vezes, dividem opiniões entre autoridades, moradores e ativistas.

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