BRASIL
Série de TV vai mostrar atrativos turísticos da Via Liberdade
BRASIL

A maior rota turística do Brasil vai ser o tema de uma série de televisão que está sendo produzida pela Rede Minas, em parceria com a TV Brasil. O programa Rotas da Liberdade terá 13 episódios e vai mostrar alguns dos principais atrativos da Via Liberdade, uma rota turística recém-inaugurada que percorre a BR-040, rodovia que liga o Rio de Janeiro a Brasília.
A maior parte da Via Liberdade está no estado de Minas Gerais, e, por isso, o programa está sendo produzido pela Empresa Mineira de Comunicação. A EBC e a TV Brasil também vão produzir episódios com os atrativos turísticos localizados no Rio de Janeiro, em Goiás e no Distrito Federal.
O diretor de Conteúdo e Programação da Empresa Mineira de Comunicação, Ike Yagelovic, destacou que o programa Rotas da Liberdade vai ser inspirado no bicentenário da Independência do Brasil.
“Como primeiro episódio, nós já estamos gravando o piloto, vai ser na cidade de Ouro Preto, um dos berços da luta pela liberdade no país. A gente vai trabalhar também alguns distritos de Ouro Preto, uma vila histórica como São Bartolomeu que tem fabricação de doces caseiros e a própria cidade que tem as suas minas.”
A Via Liberdade, que é a grande estrela do programa, oferece aos turistas a oportunidade de conhecer desde municípios históricos, como Ouro Preto e Congonhas; até cidades marcadas pela arquitetura moderna, como Pampulha e Brasília. A paisagem natural oferece os mais diversos passeios e aventuras em cenários como o Rio São Francisco e a Serra do Espinhaço.
O decreto da Rota Via Liberdade foi assinado no fim de abril, em Belo Horizonte. Na ocasião, o secretário de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira, ressaltou que essa iniciativa vai dar um destaque ainda maior às atividades turísticas no interior do Brasil.
“A concentração de cidades no litoral permanece também no turismo. O Brasil se mostra para fora como um país de praia e sol. Quando nós lançamos uma via de aventura, natureza e turismo cultural, nós queremos dizer para o Brasil e para o mundo: nós temos história, cultura, gastronomia, nós temos um interior pulsante que é a própria vida e significado do país na sua forma mais ampla.”
O programa Rotas da Liberdade, com os atrativos do roteiro turístico, tem previsão de estreia na Rede Minas e na TV Brasil em agosto deste ano.
Ouça na Radioagência Nacional:
Edição: Lílian Beraldo


BRASIL
São Paulo recebe primeira edição da Bienal do Lixo

A partir de hoje (27), o Parque Villa Lobos, na zona oeste da capital paulista, recebe a primeira edição da Bienal do Lixo de São Paulo, projeto cultural que reúne obras de arte feitas a partir de material de descarte, intervenções artísticas, oficinas, mostra de cinema, palestras e painéis sobre o tema. O evento prossegue até o dia 5 de junho, com o objetivo de estimular o diálogo sobre as relações do homem com o meio ambiente. A cerimônia de abertura ocorreu na noite de ontem (26).
Organizado pela Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo, em parceria com as agências culturais La Mela e Usina, a Bienal do Lixo ocupará área de 3 mil metros quadrados no parque Villa Lobos, onde estarão instaladas as obras dos artistas, que representam exemplos de transformação. Na mesma área haverá seis cúpulas explorando o tema sob diferentes pontos de vista. Entre os artistas participantes estão Bordalo II, Ca Cau, Jota Azevedo, Carmem Seibert, Jorge Solyano, Rafael Zaca, Valter Nu, Leo Piló, Afonso Campos, Ubiratan Fernandes e Luê Andrade.
Nas oficinas artísticas e painéis, as empresas e organizações mostrarão suas ações, processos e modelos de negócio para reduzir o impacto ambiental. A Mostra de Cinema, que acontece na Biblioteca Parque Villa Lobos, exibirá filmes sobre arte, meio ambiente e sustentabilidade. Já os Painéis de Diálogos abordarão temas como logística reversa, economia circular, consumo consciente, educação ambiental, energias renováveis, gestão de resíduos, além de assuntos que possam colaborar com a política ambiental do país.
Ao mesmo tempo, como parte da programação da Bienal, será realizada de 1º a 3 de junho, das 10h às 17h30, o 13º Fórum Internacional de Resíduos Sólidos, na biblioteca do parque. Pela primeira vez em São Paulo, o encontro abrangerá discussões desde estudos acadêmicos até visões governamentais e empresariais sobre o tema.
A diretora executiva da Bienal do Lixo, Rita Reis, ressaltou que a proposta é promover novos olhares e abordagens sobre os desafios para a preservação ambiental por meio da arte e cultura, ampliando o diálogo com a sociedade e todos os setores. “Acreditamos que a arte tem o poder de causar impacto nas pessoas, promover a reflexão, levar a uma transformação íntima e a mudanças de hábito que atingem diretamente o meio ambiente. Também acreditamos que a responsabilidade com o lixo e o meio ambiente é compartilhada entre poder público, sociedade e empresas.”
A artista plástica Carmem Seibert vai participar com obras feitas com garrafas de vidro fundido, inspiração que surgiu após um acidente de carro e cujo objetivo é chamar a atenção para o consumo de álcool e os riscos de acidentes de trânsito, além de mostrar que é possível fazer qualquer arte com as garrafas. Para ela, a Bienal do Lixo é uma forma de mostrar às pessoas o valor do material que é descartado.
“A garrafa de vidro é o material que tem a pior cotação no mercado dos recicláveis e, com o meu trabalho, posso mostrar que é possível fazer qualquer coisa com as garrafas de vidro. É possível fazer bijuterias, mosaico. Dessa forma, estou dando minha contribuição como artista porque as pessoas ficam maravilhadas com o que se consegue fazer”.
A Bienal do Lixo funciona das 10h às 18h, com todas as atividades abertas ao público e gratuitas, além de medidas de acessibilidade. Para ver a programação completa basta acessar o site do evento.
Edição: Graça Adjuto
-
MATO GROSSO21 horas atrás
Filho mata mãe dentro de apartamento no Jardim Aeroporto em VG
-
BRASIL7 dias atrás
Caravana Brasil pra Elas começa amanhã em Campo Grande
-
ENTRETENIMENTO6 dias atrás
Olivia Rodrigo: como “Sour” engrandeceu a carreira da jovem artista
-
BRASIL6 dias atrás
Casa Ema Klabin e Museu de Arte Sacra realizam visitas integradas
-
TJ MT7 dias atrás
Depoimento especial de criança, adolescente e casos de indígenas são temas de palestras em Seminário
-
MATO GROSSO7 dias atrás
“Sonho de 40 anos realizado: asfalto vai interligar a população ao desenvolvimento e progresso” afirma prefeita
-
POLÍCIA7 dias atrás
Policiais civis apreendem tablete de pasta base em apartamento de suspeito de furto
-
POLÍCIA7 dias atrás
Suspeito é preso em flagrante após aplicar golpe em casal na venda de consórcio de imóvel