ARTIGOS
Evoluir para um novo ciclo de RJ
ARTIGOS

“Produtor caloteiro, advogado embusteiro, judiciário moroso, fundo oportunista, administrador judicial explorador”. É o que ainda ouço de muitos que participam de recuperações judiciais no Brasil, e isso já passou da hora de acabar.
O processo de reestruturação das empresas no país passou por grande maturação. Temos, principalmente em Mato Grosso, uma das melhores escolas de reestruturação do mundo, com estudiosos palestrando mundo afora, promovemos encontros com os mais renomados juristas, além de sermos percursores de várias teses consolidadas no Superior Tribunal de Justiça (STJ), seja por credores ou devedores.
Sobre as recuperações judiciais no agronegócio, o que parecia a princípio “malabarismo jurídico” virou jurisprudência, e a jurisprudência virou lei. Em um processo evolutivo social, devemos ser gratos por construir e viver, na prática, pelo suor e pela caneta, em vinte anos, o que para muitos será somente uma teoria acadêmica de nosso professor Miguel Reale, os fatos sociais transformando o direito.
Agora, consolidada a situação, com mercado específico para fomentar empresas em RJ, vamos convidar, quem mais precisa, nossos produtores rurais, a participarem mais conosco e assim fazer valer o princípio que nos norteia. A defesa do empreendedorismo.
Dois pontos penso que devemos nos concentrar. O judiciário entende que o produtor rural demora demais para pedir RJ, o que estressa demais o processo com os credores. O produtor rural, por outro lado, entende que o judiciário demora demais para decidir.
Conheço os dois lados e digo que o único caminho é que todos possamos nos unir dando as melhores condições de trabalho ao Poder Judiciário – pois começa a lidar com números exponenciais de processos – e aos produtores rurais, que são os que produzem a maior – e quase única – riqueza nossa, as commodities.
Essa união depende de nós, advogados, contadores, administradores judiciais, bancos, fundos e tradings. Bancos, fundos e tradings também, ou achamos que dá para receber, se o produtor não tem como produzir para pagar? Não é mais escolha. Muitos ainda vão passar por uma RJ, e o melhor é que passem logo, resolvam o problema logo e voltem a fomentar o mercado financeiro logo. Para isso, quanto menos tumulto levarmos ao Judiciário, em um processo de RJ, melhor será. Quanto mais maduro for o processo mais eficiente será a reestruturação.
Chegou a hora do segundo ciclo, e entendo que todos devemos caminhar de forma conciliadora, vamos juntos.
“Produtor trabalhador, advogado batalhador, judiciário eficiente, fundo fomentador e administrado Judicial conciliador”.
Esse é o novo ciclo. Quanto mais rápidos formos, mais próximos estaremos da eficiência do mercado, produzindo mais, errando menos, gerando mais riqueza para todos. Afinal para isso foi criada essa lei.
Euclides Ribeiro Silva é sócio da ERS Advocacia e Recuperação de Empresas


ARTIGOS
Dia do Administrador Hospitalar: Reconhecimento e Desafios

Administrar um hospital é uma tarefa desafiadora. O gestor tem a missão de organizar, coordenar e controlar diversos setores que compõem um hospital, conciliando recursos humanos, financeiros e físicos, sempre tendo como principal objetivo oferecer o melhor cuidado para o paciente. Neste dia 14 de julho, data em que se comemora o Dia do Administrador Hospitalar, homenageamos e ressaltamos a importância destes profissionais para o bom funcionamento dessas instituições que são fundamentais para a sociedade.
Os administradores hospitalares desempenham um papel primordial na garantia da qualidade dos serviços de saúde, na gestão de recursos e na tomada de decisões estratégicas.
Estes profissionais devem estar atentos a múltiplos fatores como o impacto que os hospitais exercem dentro do macrossistema de saúde, visão de mercado e é vital acompanhar com atenção as inovações e tecnologias que são incorporadas a cada ano.
Em entidades públicas ou privadas, a atuação do administrador hospitalar tem reflexo significativo no sistema de saúde brasileiro. Mais do que isso: ao tornar os serviços de saúde e hospitais mais eficientes, humanos e com qualidade assistencial, os administradores hospitalares têm papel fundamental no cuidado, o que reflete no maior número de vidas salvas.
Os administradores hospitalares são fundamentais para o sucesso dos hospitais. Eles garantem a qualidade dos serviços, garantem que os serviços de saúde sejam prestados de forma eficiente e eficaz, gerenciam recursos para garantir a sustentabilidade dos hospitais, lideram equipes multidisciplinares para garantir a prestação de serviços de saúde de alta qualidade e tomam decisões estratégicas para garantir o futuro dos hospitais e melhorar a saúde da comunidade.
É importante reconhecer a contribuição desses profissionais para a gestão eficiente e eficaz dos hospitais. Os administradores hospitalares enfrentam desafios complexos, mas sua importância para a garantia da qualidade dos serviços de saúde é fundamental. Parabéns aos administradores hospitalares pelo seu dia!
José Altino de Souza é médico e presidente do Sindicato das Empresas de Saúde de Mato Grosso
-
MATO GROSSO6 dias atrás
Com passivo de R$ 1,7 bi, muita confusão, reestruturação do Grupo Safras aponta para um novo rumo
-
MATO GROSSO6 dias atrás
Sindicato assegura papel do médico-veterinário em projeto sobre inspeção sanitária
-
MATO GROSSO5 dias atrás
Feijoada do Bem une sabor e solidariedade em prol da AACCMT
-
MATO GROSSO5 dias atrás
Núcleo de produtores rurais ligado ao Grupo Safras busca avançar com recuperação judicial
-
MATO GROSSO4 dias atrás
Presidente do Hospital H.Bento esclarece descredenciamento da Unimed no Pronto Atendimento ortopédico
-
MATO GROSSO4 dias atrás
Dia do Futebol: 72% dos brasileiros associam futebol ao consumo de suplementos, aponta pesquisa da TNT Sport Drink
-
MATO GROSSO1 dia atrás
Dicas de harmonização de cerveja com pratos típicos das festas julinas
-
MATO GROSSO20 horas atrás
Cuiabá sedia pela primeira vez campeonato de kickboxing 100% profissional