MATO GROSSO
Hospital São Benedito volta a atender pacientes não Covid e deve retomar cirurgias eletivas em breve
MATO GROSSO
O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), anunciou que a abertura de 20 leitos de UTI geral e mais 20 leitos de enfermaria no Hospital São Benedito, que voltou a abrigar abrigar pacientes não Covid. Para breve, é esperado o anúncio da retomada também das cirurgias eletivas na unidade.
“Hoje abrimos 20 leitos de UTI Geral no São Benedito e 20 leitos de enfermaria, que já estão em pleno funcionamento. São Benedito é um hospital especializado em neurologia e ortopedia e vai voltar a atender essas especialidades. A pandemia acabou fazendo com que em março do ano passado eu determinasse que o hospital inteiro ficasse exclusivo para pacientes de Covid-19, e só o HMC ficou encarregado para os casos não Covid”, pontou o prefeito.
Emanuel acrescentou que apesar dos números da pandemia preocuparem, o São Benedito precisa voltar com as cirurgias eletivas, “dando vazão ao atendimento humanizado, cuidando da saúde da nossa gente, nos causos de neuro e ortopedia. Hoje reabrimos 20 leitos de UTI geral e 20 de enfermaria. Meu compromisso com vocês é abrir ainda em fevereiro os outros 62 leitos de enfermaria, chegando a 82 leitos. Temos mais 10 de UTI que ainda não estão habilitados mas estamos brigando contra o tempo, lutando para habilitá-los o quanto antes, para chegarmos a 30 vagas de UTI geral”.
O diretor da Empresa Cuiabana de Saúde pública, Paulo Rós, gestor do HMC e do São Benedito explica como serão distribuídos os leitos após todos estarem abertos.
“Teremos ao todo 30 leitos de UTI geral, 32 leitos de enfermaria para neurocirurgia, 32 para ortopedia, 6 para cirurgia geral, 6 para clínica geral e 6 para cardiologia, que está em fase de implantação. Esse retorno do hospital para realização de cirurgias eletivas de alta complexidade vai desafogar a rede municipal de saúde e de todo Mato Grosso, já que o Hospital São Benedito é o único hospital que realiza as cirurgias ortopédicas eletivas de alta complexidade no Estado”, ressaltou Rós.
FONTE/REPOST: Wesley Santiago – OLHAR DIRETO


MATO GROSSO
AACCMT completa 26 anos com mais de 20 mil atendimentos a crianças e adolescentes com câncer

A Associação dos Amigos da Criança com Câncer de Mato Grosso (AACCMT) celebra, nesta quinta-feira (24), 26 anos de fundação e dedicação ao atendimento de crianças e adolescentes com câncer. Ao longo dessa trajetória, a instituição já realizou cerca de 22 mil atendimentos.
Para celebrar a data, uma pequena confraternização foi realizada na unidade, reunindo assistidos e colaboradores da instituição.
Localizada no bairro Alvorada, em Cuiabá, a sede da AACCMT é mantida por doações e campanhas realizadas ao longo do ano. A estrutura atual conta com quartos, refeitório, biblioteca, banheiros, recepção e área administrativa. Fundada em 24 de abril de 1999, a instituição também acolhe os acompanhantes das crianças atendidas.
A grande expectativa de assistidos e colaboradores é a construção da nova sede, no bairro Centro América. O novo espaço promete aprimorar o atendimento e oferecer ainda mais conforto às crianças e adolescentes em tratamento oncológico. O projeto prevê quartos com banheiros individuais, auditório, bazar e uma área de lazer. O terreno foi cedido pela Prefeitura de Cuiabá e aguarda a finalização de trâmites para o início das obras.
“São mais de duas décadas acolhendo, cuidando e lutando ao lado de crianças e adolescentes que enfrentam o câncer com coragem e esperança. Estamos muito animados com o projeto da nova sede, que vai nos permitir oferecer um atendimento ainda mais humanizado e confortável. A força da AACCMT vem da união de pessoas que acreditam no poder da solidariedade”, destacou o vice-presidente e fundador da AACCMT, Benildes Aureliano Firmo.
Sobre a AACCMT
A AACCMT oferece hospedagem gratuita para crianças com câncer e um acompanhante. Os pacientes vêm, principalmente, do interior de Mato Grosso, de outros estados, de áreas indígenas e até de outros países, em busca de tratamento em centros especializados em oncologia pediátrica na capital.
Doações
Todas as despesas da instituição – como água, luz, telefone, alimentação, produtos de higiene, além da capacitação de voluntários e funcionários -são custeadas por meio de doações, projetos, eventos e campanhas. Interessados em contribuir podem entrar em contato pelo telefone: (65) 3025-0800.
-
MATO GROSSO2 dias atrás
Consumidores preferem importar aeronaves ao invés de comprar no Brasil; entenda o porquê
-
MATO GROSSO1 dia atrás
Edcley Coelho Suplente de Vila Bela da Santíssima Trindade toma posse como deputado estadual na ALMT
-
MATO GROSSO2 horas atrás
AACCMT completa 26 anos com mais de 20 mil atendimentos a crianças e adolescentes com câncer