MATO GROSSO
Para além da avaliação dos tribunais de contas, 1º Ciclo de Debates marca mudança de paradigmas do MMD-TC
MATO GROSSO
A Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) promoveu, na manhã desta quarta-feira (21), o 1º Ciclo de Debates do Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas (MMD-TC), iniciando os trabalhos do 2º Laboratório de Boas Práticas dos Tribunais de Contas. Em parceria com o Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), o encontro é realizado no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá.
Conforme o presidente da Atricon, conselheiro Cezar Miola (TCE-RS), o ciclo de debates marca uma mudança de paradigmas no âmbito do MMD-TC, no sentido de avançar para além da avaliação, congregando esforços para a implementação de medidas voltadas ao aprimoramento do desempenho dos Tribunais de Contas.
“O MMD-TC é uma inovação trazida para o Sistema Tribunal de Contas do Brasil e agora pretendemos dar um passo adiante, de natureza qualitativa. Já estamos com muitos diagnósticos de avaliações ao longo desse período, o desafio é avançarmos no plano da transformação efetiva, identificar oportunidades de melhoria e objetivamente alavancarmos”, salientou o presidente.
Na ocasião, Miola também lembrou que o Marco de Medição foi lançado em Mato Grosso, em 2012, na gestão do então presidente do TCE-MT, conselheiro Antonio Joaquim. “Podemos dizer que neste ano completamos uma década de MMD-TC e é simbólico que estejamos em Mato Grosso, terra onde lançamos o programa”.
Vice-presidente executivo da Atricon, Edilson de Sousa Silva (TCE-RO) pontuou que a utilização desse instrumento de avaliação para identificação de oportunidade de melhoria dos Tribunais de Contas brasileiros será o grande legado desta gestão. “Os tribunais são outro depois do MMD-TC. Vimos as melhorias, os nivelamentos, muitos indicadores alcançaram o nível de satisfação. Portanto, essa análise é a grande diretriz, pois chegou o momento de darmos uma guinada e utilizarmos esse instrumento para implementar melhorias efetivas”.
Na oportunidade, o vice-presidente de Desenvolvimento do Controle Externo da Atricon, Sebastião Carlos Ranna de Macedo (TCE-ES), salientou que foram avaliados 25 indicadores, dos quais três foram selecionados para o debate, sendo eles auditoria financeira; acompanhamento das decisões, abrangendo o valor e benefícios do controle externo; e auditoria ambiental e mobilidade urbana.
“Percebemos que ao longo desses dez anos alguns indicadores avançaram mais do que outros e hoje o debate é sobre esses três temas considerados mais caros para nós. O objetivo é identificar e implementar ações que visam otimizar o desempenho dos tribunais de contas em relação a eles. Além disso, o foco é, cada vez mais, direcionar o MMD-TC para as atividades finalísticas do controle externo, quais sejam, auditoria e fiscalização de políticas públicas”, explicou.
Representando o TCE-MT na abertura dos trabalhos, a auditora pública externa Lisandra Barros também lembrou que o MMD-TC teve origem no TCE-MT. “Então, é uma honra participar dessa transformação, dessa evolução e dessa construção participativa”.
Ao longo do 1° Ciclo de Debates, o conselheiro Rodrigo Coelho (TCE-ES) também fez uma explanação sobre o trabalho desenvolvido pelo Comitê de Educação do Instituto Rui Barbosa (IRB) e a contribuição para as fiscalizações dos tribunais de contas.
Ao final da reunião, foi elaborado um documento, que será submetido à deliberação da direção da Atricon na tarde de hoje e apresentado ao Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), ao Instituto Rui Barbosa (IRB) e à Associação Brasileira de Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), a fim de assegurar o engajamento dos 33 tribunais de contas brasileiros.
2º Laboratório de Boas Práticas dos Tribunais de Contas
Realizado Atricon e pelo TCE-MT, o 2º Laboratório de Boas Práticas dos Tribunais de Contas reunirá profissionais de todo o país no Centro de Eventos do Pantanal entre esta quarta (21) e sexta-feira (23).
Ao longo do dia 22 e no dia 23, pela manhã, serão realizadas cinco salas simultâneas com apresentação de cerca de 70 boas práticas identificadas no Marco de Medição do Desempenho (MMD-TC) de 2022.
A programação inclui ainda temas relevantes ao controle externo, com palestra sobre as mesas técnicas, com o vice-presidente do TCE-MT, conselheiro Valter Albano, e o lançamento do projeto de elaboração do Planejamento Estratégico da Atricon para o ciclo 2024/2029, que será feito pelo presidente da Associação e conselheiro do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul (TCE-RS), Cezar Miola.
MATO GROSSO
Lojas Bebel apresenta sua primeira coleção de fabricação própria regional no Cuiabá Fashion Week
A moda Plus Size de Cuiabá ganha um novo e importante capítulo neste sábado (15), com a participação das Lojas Bebel no Cuiabá Fashion Week, evento que acontece às 19h30, na Sala VIP da Arena Pantanal.
Desta vez, a Bebel vai subir à passarela com um motivo a mais para comemorar: a marca vai apresentar ao público sua primeira coleção de fabricação própria em Cuiabá, um marco para o segmento Plus Size e para a moda local.
Durante anos, a empresária Herika Nayllon, fundadora e proprietária das Lojas Bebel, precisou viajar constantemente para São Paulo e Goiânia em busca de peças exclusivas e com o caimento ideal para o público Plus Size. Em algumas ocasiões, chegou até a fabricar parte das coleções fora do estado, sempre com o objetivo de oferecer qualidade e estilo às suas clientes.
Agora, esse sonho se tornou realidade. A produção própria da Bebel foi instalada em Cuiabá, dentro da loja localizada na Rua Pedro Celestino, consolidando um passo importante na história da marca.
“Trazer nossa fabricação para dentro de casa é uma conquista enorme. Sempre quis produzir em Cuiabá, gerar oportunidades aqui e oferecer às nossas clientes peças únicas, com o carinho e o olhar de quem entende o universo Plus Size”, destaca Herika Nayllon.
A coleção que será desfilada no Cuiabá Fashion Week é totalmente desenvolvida e confeccionada em Cuiabá, marcando uma nova fase da Bebel, mais próxima, mais autêntica e ainda mais conectada às mulheres reais.
Além de ser um momento de celebração da moda, o desfile também apresenta ao público as novidades que chegam às vitrines da loja para o fim de ano, com looks exclusivos e pensados especialmente para valorizar todos os corpos e estilos.
Com essa conquista, a Bebel reforça seu compromisso em representar e empoderar o público Plus Size, mostrando que a moda inclusiva também é sinônimo de elegância, atitude e autoestima.
Mais informações:
Evento: Cuiabá Fashion Week
Data: Sábado, 15 de novembro
Horário: 20h
Local: Sala VIP – Arena Pantanal
Coleção: Fabricação própria das Lojas Bebel (Cuiabá – MT)
-
MATO GROSSO3 dias atrásVila Bela da Santíssima Trindade recebe primeiro evento itinerante de afroturismo de MT
-
MATO GROSSO3 dias atrásAACCMT lança campanha para arrecadar alimentos e presentes para crianças em tratamento contra o câncer
-
MATO GROSSO3 dias atrásGrupo Petrópolis lança o ReCiclo, veículo elétrico que visa ampliar a margem de reciclagem de garrafas de vidro
-
MATO GROSSO2 dias atrásGoverno Federal publica decreto que atende pedido da Acrismat e flexibiliza contratação de veterinários para inspeção em frigoríficos
-
MATO GROSSO2 dias atrásFrederico Tannure Filho é reeleito presidente da Acrismat para o triênio 2026–2028
-
MATO GROSSO1 dia atrásAtletas de Mato Grosso e de Rondônia disputam o cinturão do MT Warriors; confira o card completo
-
MATO GROSSO10 horas atrásLojas Bebel apresenta sua primeira coleção de fabricação própria regional no Cuiabá Fashion Week
-
ARTIGOS10 horas atrásO avanço dos condomínios tipo clube em Cuiabá