MATO GROSSO
Prefeito desiste de recurso que visava derrubar intervenção na Saúde de Cuiabá
MATO GROSSO
A Prefeitura de Cuiabá desistiu do recurso que visava derrubar a decisão do desembargador Orlando Perri, a qual decretou intervenção estadual na Saúde da Capital. A desistência foi formalizada nesta terça-feira (3) por meio de uma petição no âmbito do recurso de suspensão que havia sido protocolado no domingo (1º).
O pedido de suspensão de liminar estava nas mãos da ministra Maria Thereza de Assis de Moura, do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Ele estava concluso para julgamento, mas não chegou a ser apreciado.
Surpreendentemente, o município protocolou no final da manhã de hoje (3) uma petição de desistência em face do recurso inicial.
A intervenção estadual na Saúde de Cuiabá foi decretada pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso no dia 28. Perri atendeu a um pedido do Ministério Público Estadual (MPE), o qual foi reforçado por um grupo de deputados estaduais e vereadores da Capital.
Desde então o setor vem sendo comandado pelo procurador estadual Hugo Felipe Lima, que foi nomeador pelo governador Mauro Mendes (União) como interventor. Ele, inclusive, desde o dia 29 já vem promovendo mudanças, principalmente em cargos estratégicos. Além disso, as empresas prestadoras de serviço e fornecedores também precisarão se cadastrar junto ao Gabine te de Intervenção para poder ter os contratos validados e pagos.
LEIA AGORA
MATO GROSSO
Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026
A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.
Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.
Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.
Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.
Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.
A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.