MATO GROSSO
Secretaria recupera ponte que cedeu em trecho da Transpantaneira
MATO GROSSO
A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística já começou os reparos em uma ponte que caiu na rodovia Transpantaneira (MT-060), no município de Poconé, na última sexta-feira (12.05). Desde segunda-feira (15), uma equipe já está no local para consertar os danos que foram provocados pela passagem de um caminhão acima do peso permitido.
A ponte tem 75 metros de extensão e passa sobre o chamado Corixo da Mortandade, a cerca de 20 quilômetros da localidade de Porto Jofre. No local havia placas afirmando que as pontes de madeira da rodovia passam por manutenção e que, por isso, não seria permitida a passagem de veículos que pesassem mais de 5 toneladas.
No entanto, o motorista ignorou os avisos e passou pela ponte dirigindo um caminhão de 28 toneladas, fazendo com que a ponte cedesse. A previsão é que os trabalhos de recuperação sejam finalizados até domingo (21) e que o trânsito seja liberado na próxima semana.
O secretário de Infraestrutura e Logística, Marcelo de Oliveira, afirma que o Governo do Estado irá acionar judicialmente o motorista ou a empresa responsável pelo veículo que não seguiu os avisos a restrição de peso e acabou danificando o patrimônio do Estado e prejudicando a população da região.
O Governo de Mato Grosso já licitou e assinou a ordem de serviço para elaboração do projeto para construção de uma ponte de concreto sobre o Corixo. A atual ponte de madeira será substituída por uma estrutura com 120 metros de extensão.
Essa é a maior das 41 pontes de concreto que tiveram projetos licitados pela Sinfra-MT no começo de 2023.
A Sinfra-MT ainda vai substituir outras 32 pontes da MT-060 por aduelas de concreto. As ações fazem parte do planejamento do Estado para eliminar todas as estruturas de madeira na Transpantaneira, diminuindo custos de manutenção e eliminando obstáculos para o desenvolvimento do turismo.
OLHAR DIRETO


MATO GROSSO
Exemplos de resiliência e amor incondicional, mães da AACCMT são homenageadas

Em celebração ao Dia das Mães, a Associação de Amigos das Crianças com Câncer de Mato Grosso (AACCMT) preparou uma homenagem especial às mães que acompanham seus filhos em tratamento oncológico.
A ação, realizada na sede da instituição, foi marcada por momentos de emoção, acolhimento e reconhecimento à força dessas mulheres que vivem uma rotina intensa de cuidados e esperança. O Dia das Mães é oficialmente celebrado no segundo domingo de maio.
Com uma programação repleta de afeto, as mães tiveram um momento de cuidado com a beleza, receberam lembrancinhas e um lanche da tarde elaborado com todo cuidado. Os voluntários também auxiliaram na organização.
Muitas delas deixam para trás suas cidades, empregos e rotinas para se dedicar integralmente aos filhos em tratamento, enfrentando incertezas diárias com coragem e fé.
“Essas mães representam o verdadeiro significado de amor incondicional. Elas são parceiras na luta, dão força quando falta, e carregam no olhar uma coragem que nos inspira”, destacou Benildes Aureliano Firmo, vice-presidente fundador da AACCMT.
Para muitas dessas mulheres, a AACCMT é mais do que um espaço de apoio – é um refúgio emocional e uma rede de solidariedade que acolhe cada mãe como parte de uma grande família.
“É gratificante contar com esse suporte para as famílias. Sempre fomos bem recebidas e como mãe ficamos felizes com esse cuidado”, afirmou Aparecida Maura, 33 anos. Ela é mãe de Izabelly Miranda, de 3 anos, que há um ano faz tratamento contra um neuroblastoma — tipo raro de câncer. As duas se mudaram de Cáceres para Cuiabá para realizar o tratamento.
Sobre a AACCMT
A AACCMT oferece hospedagem gratuita para crianças com câncer e um acompanhante. Os atendidos vêm principalmente do interior de Mato Grosso, de outros estados, de áreas indígenas e de outros países, que precisam de tratamento em centros especializados de oncologia pediátrica em Cuiabá. De acordo com o levantamento mais recente da diretoria, ao longo de 26 anos, a AACCMT atendeu 839 crianças e realizou mais de 22 mil atendimentos.
Doações
Todas as despesas da instituição, como água, luz, telefone, alimentação, produtos de higiene e capacitação de voluntários e funcionários, são custeadas por meio de doações, projetos, eventos e campanhas. As doações podem ser feitas pelo telefone: (65) 3025-0800.
-
MATO GROSSO4 dias atrás
Empresária lança em Cuiabá e-book para formar líderes femininas no mercado corporativo
-
MATO GROSSO2 dias atrás
Campo Verde sediará a 2ª edição do Fashion Week – O Algodão de MT Veste o Mundo
-
MATO GROSSO1 dia atrás
Conceel-EMT participa do VII Encontro dos Conselhos de Consumidores do Grupo Energisa em Rondônia
-
ARTIGOS1 dia atrás
Prerrogativas não se relativizam
-
MATO GROSSO3 horas atrás
Exemplos de resiliência e amor incondicional, mães da AACCMT são homenageadas