MATO GROSSO
SES capacita cirurgiões-dentistas da Região Leste de MT para atendimento à pessoa com deficiência
MATO GROSSO
A capacitação é coordenada pela Escola de Saúde Pública de Mato Grosso (ESP-MT), em parceria com o Centro Estadual de Odontologia para Pacientes Especiais (Ceope) e a Coordenadoria de Saúde Bucal da SES.
Esta é a segunda capacitação realizada neste ano; a primeira ocorreu em fevereiro e qualificou 20 profissionais odontológicos da baixada cuiabana.
Para esta segunda capacitação, foram selecionados 20 profissionais que atuam nas regionais de saúde Garças Araguaia, Norte Araguaia Karajás, Araguaia Xingu e Médio Araguaia, que compreendem a Região Leste de Mato Grosso. Outras cinco turmas do curso devem ser abertas nos próximos meses, contemplando todas as regiões do estado.
As aulas ocorrerão em período integral. Nos dias 08 e 09, os alunos terão a parte teórica na Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), onde terão palestras sobre a Lei brasileira de inclusão, evolução conceitual de Pessoa com Deficiência, terminologia, conceitos e classificação das deficiências, CID, CIF, principais deficiências e alterações fisiopatológicas e humanização do atendimento odontológico.
Já no dia 10, terá início a parte prática com experimentação de contenção e imobilização protetiva e prontuário odontológico, além da execução do trabalho prático de educação em saúde na Associação Pestalozzi de Água Boa. Por fim, os alunos da capacitação farão o atendimento aos pacientes com deficiência na sede do Centro de Especialidades Odontológicas do município, onde praticarão, desde a anamnese, passando pela avaliação dos exames laboratoriais, definição das condutas clínicas até a conclusão do atendimento com os procedimentos necessários.
De acordo com o coordenador da capacitação para o atendimento à pessoa com deficiência da ESP-MT, Assis Gomes, todo o processo será acompanhado pelos professores, que são especialistas no atendimento odontológico à pessoa com deficiência e pelos técnicos da SES. “Queremos aprimorar o atendimento na rede pública de saúde de maneira que todo paciente receba um serviço de qualidade, integral e de acordo com as suas particularidades”, diz o coordenador.
Fonte: Governo MT – MT


MATO GROSSO
Exemplos de resiliência e amor incondicional, mães da AACCMT são homenageadas

Em celebração ao Dia das Mães, a Associação de Amigos das Crianças com Câncer de Mato Grosso (AACCMT) preparou uma homenagem especial às mães que acompanham seus filhos em tratamento oncológico.
A ação, realizada na sede da instituição, foi marcada por momentos de emoção, acolhimento e reconhecimento à força dessas mulheres que vivem uma rotina intensa de cuidados e esperança. O Dia das Mães é oficialmente celebrado no segundo domingo de maio.
Com uma programação repleta de afeto, as mães tiveram um momento de cuidado com a beleza, receberam lembrancinhas e um lanche da tarde elaborado com todo cuidado. Os voluntários também auxiliaram na organização.
Muitas delas deixam para trás suas cidades, empregos e rotinas para se dedicar integralmente aos filhos em tratamento, enfrentando incertezas diárias com coragem e fé.
“Essas mães representam o verdadeiro significado de amor incondicional. Elas são parceiras na luta, dão força quando falta, e carregam no olhar uma coragem que nos inspira”, destacou Benildes Aureliano Firmo, vice-presidente fundador da AACCMT.
Para muitas dessas mulheres, a AACCMT é mais do que um espaço de apoio – é um refúgio emocional e uma rede de solidariedade que acolhe cada mãe como parte de uma grande família.
“É gratificante contar com esse suporte para as famílias. Sempre fomos bem recebidas e como mãe ficamos felizes com esse cuidado”, afirmou Aparecida Maura, 33 anos. Ela é mãe de Izabelly Miranda, de 3 anos, que há um ano faz tratamento contra um neuroblastoma — tipo raro de câncer. As duas se mudaram de Cáceres para Cuiabá para realizar o tratamento.
Sobre a AACCMT
A AACCMT oferece hospedagem gratuita para crianças com câncer e um acompanhante. Os atendidos vêm principalmente do interior de Mato Grosso, de outros estados, de áreas indígenas e de outros países, que precisam de tratamento em centros especializados de oncologia pediátrica em Cuiabá. De acordo com o levantamento mais recente da diretoria, ao longo de 26 anos, a AACCMT atendeu 839 crianças e realizou mais de 22 mil atendimentos.
Doações
Todas as despesas da instituição, como água, luz, telefone, alimentação, produtos de higiene e capacitação de voluntários e funcionários, são custeadas por meio de doações, projetos, eventos e campanhas. As doações podem ser feitas pelo telefone: (65) 3025-0800.
-
MATO GROSSO4 dias atrás
Empresária lança em Cuiabá e-book para formar líderes femininas no mercado corporativo
-
MATO GROSSO2 dias atrás
Campo Verde sediará a 2ª edição do Fashion Week – O Algodão de MT Veste o Mundo
-
MATO GROSSO1 dia atrás
Conceel-EMT participa do VII Encontro dos Conselhos de Consumidores do Grupo Energisa em Rondônia
-
ARTIGOS1 dia atrás
Prerrogativas não se relativizam
-
MATO GROSSO4 horas atrás
Exemplos de resiliência e amor incondicional, mães da AACCMT são homenageadas
-
ARTIGOS37 minutos atrás
Especialista em direito público orienta aposentados sobre como reagir a descontos indevidos no INSS
-
ARTIGOS35 minutos atrás
Incorporadora promove encontro estratégico com autoridades e investidores