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Sinop: prefeitura aplicará R$ 2 milhões para compra de medicamentos

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A gestão municipal irá definir, dia 15 deste mês, a empresa que será contratada para fornecer remédios às Unidades Básicas de Saúde, Unidades de Média e Alta Complexidade, Centro de Apoio Psicossocial e serviços judiciais, visando o reabastecimento dos estoques e distribuição a pacientes.

O fornecimento dos remédios deverá ocorrer de forma parcelada, com prazos de até 15 após o envio da solicitação. O processo licitatório, que ocorrerá no formato de pregão eletrônico, é estimado em R$ 2 milhões.

Para as UBSs e MACs serão destinados R$ 826 mil, na compra de cinco mil ampolas de cetoprofeno, duas mil bisnagas de colagenase, 500 frascos de cloreto de sódio, três mil ampolas de diclofenato, 10 mil ampolas de escopolamina, 70 mil comprimidos de glimepirida, 90 mil comprimidos de losartana potássica, 100 frascos de metronizadol, entre outros.

Já no CAPS são previstos R$ 958 mil para aquisição de 1,5 mil comprimidos de bromazepan, dois mil comprimidos de carbamazepina, 250 mil comprimidos clonazepam, dois mil de dissulfiram, 2,8 mil cápsulas de liberação controlada com duloxetina, dois mil frascos de levomepromazina, 40 mil de oxcarbazepina, 7,6 mil cápsulas de pregabalina, 30 mil drageas de tioridaniza e mais.

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Quanto ao judicial serão R$ 465 mil disponibilizados para 40 mil comprimidos de blacofeno, 80 bisnagas de dexpantenol, 1,2 mil saches de glicosamina, 17,2 mil cápsulas de micofenolato de mofetila, 100 fascos de periciazina, 3,5 mil comprimidos de pinus pinaster, 600 comprimidos de ramipiril, 1,2 mil unidades de silimarina, 1,2 mil drágeas de suplementos de vitaminas e minerais e outros citados no edital.

Só Notícias/Guilherme Araújo (foto: assessoria)

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Sebrae/MT promove AI Tour para capacitar líderes e empreendedores em Inteligência Artificial

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O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) e a plataforma StartSe promovem a AI Tour, uma jornada prática de capacitação voltada para líderes e empreendedores interessados em aplicar a Inteligência Artificial (IA) em seus negócios. O evento conta com imersões sobre ferramentas como ChatGPT, Gemini, Leonardo AI e Promptly, abordando fundamentos, boas práticas e aplicações reais para acelerar estratégias e otimizar processos. A Inteligência Artificial é uma das prioridades da instituição.

De acordo com o diretor técnico do Sebrae/MT, André Schelini, a iniciativa realizada entre os dias 28 e 29 de agosto representa uma oportunidade única para que empresários adquiram diferenciais competitivos. “O objetivo é preparar gestores para atuar com inovação, otimizando processos e garantindo maior competitividade e vantagens estratégicas para seus negócios”, destacou. Entre os principais benefícios estão a redução de custos, aumento da produtividade e a automatização de tarefas, liberando gestores para decisões mais estratégicas.

A capacitação permite que os participantes compreendam o impacto da IA na gestão operacional, aprendam a criar agentes autônomos, desenvolvam projetos com o AI Canvas e descubram como proteger modelos de IA. Segundo o gerente de Inovação do Sebrae/MT, Lucas Moreira, a metodologia foi pensada para gerar resultados imediatos. “Será uma imersão prática e de alto impacto, com aplicações que empresários poderão implementar já durante a jornada”, afirma.

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Assessoria especializada

Além do AI Tour, o Sebrae/MT mantém outras iniciativas de apoio à transformação digital dos pequenos negócios. Em Cuiabá, a Sala de Inteligência Artificial, instalada na Agência Sebrae Cuiabá, no Goiabeiras Shopping, oferece atendimento especializado, consultorias e acesso a tecnologias aplicáveis ao dia a dia das empresas. A estrutura faz parte da estratégia de inovação do Sebrae, que busca democratizar o acesso às ferramentas digitais e estimular uma cultura de experimentação entre empreendedores.

O Sebrae/MT já capacitou 199 professores e atendeu cerca de 1.600 clientes em ações voltadas ao uso da Inteligência Artificial em diferentes áreas de negócios. Até o momento, foram realizadas 10 palestras sobre IA aplicada ao marketing digital, vendas, atendimento e gestão, que reuniram aproximadamente 1.000 participantes, além de cinco workshops voltados ao aumento de vendas no ambiente digital e à gestão multissetorial, com mais de 100 empreendedores.

A programação segue até novembro, com a oferta de 13 novos workshops multissetoriais que devem envolver cerca de 300 pessoas.

Fenômeno em expansão

Conforme aponta pesquisa do Setor de Inteligência de Dados do Sebrae/MT, 17% dos empreendimentos em Mato Grosso já utilizam alguma solução baseada em IA, principalmente em áreas de impacto rápido e mensurável. O atendimento ao cliente lidera as aplicações, com 85% das empresas usuárias automatizando interações, seguido pela gestão financeira (56%) e pelo marketing com análise de dados (54%). Outras áreas, como controle de qualidade (25%), automação de processos (19%) e desenvolvimento de produtos (15%), também começam a ganhar espaço.

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O estudo também identificou as principais barreiras para a popularização da tecnologia. A falta de conhecimento técnico foi apontada por 67% dos empresários, seguida da resistência à mudança (55%), da ausência de dados para treinar sistemas (52%) e dos altos custos (42%). Essas dificuldades são mais frequentes em setores como logística, recursos humanos e qualidade, que, apesar do alto potencial de ganhos, ainda são pouco explorados.

Outro desafio está na qualificação. Apesar de metade dos empresários se declarar otimista com o futuro da IA, apenas 6% afirmam ter uma estratégia definida para adotá-la, e 26% pretendem investir em treinamentos. Para enfrentar esse cenário, o Sebrae/MT tem ampliado sua oferta de capacitações, consultorias e soluções práticas.

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