MATO GROSSO
Mais de 36 mil idosos não tomaram a dose de reforço contra a covid-19 em Cuiabá
MATO GROSSO
Vacinação contra Covid-19 é liberada para todas as crianças de 5 a 11 anos
A busca de idoso pela dose de reforço na campanha de imunização contra a Covid-19 teve queda em comparação com a aplicação da primeira e segunda etapa da vacina em Cuiabá. Mais de 75,4 mil pessoas acima de 60 anos de idade tomaram pelo menos a primeira, o que representa 99% dos residentes nessa faixa etária. Com relação à segunda dose, foram 97,7% dos idosos cuiabanos.
No entanto, quando o assunto é dose de reforço, esse percentual cai para 49,5%, conforme dados do Localiza SUS, plataforma do Ministério da Saúde. A dose de reforço começou a ser aplicada em 27 de setembro de 2021 nesse público.
De acordo com a agente comunitária de saúde, Taís Tamara Conceição Carvalho dos Reis, da Clínica da Família do CPA 1, dentre as principais justificativas apresentadas pelos idosos para não buscar a dose de reforço é o medo de reação devido ao fato de se tratar de um imunizante diferente do que foi aplicado nas primeira e segunda doses.
“Tem alguns idosos cujos filhos ainda estão com a preocupação pelo reforço ser de outro fabricante, eles têm receio. A maior preocupação é com a reação. Mas a gente enfatiza que o importante é tomar a vacina para se prevenir e prevenir o próximo”, afirma.
A Secretaria Municipal de Saúde tem apostado na conscientização através dos agentes comunitários de saúde (ACS’s), que fazem visitas domiciliares periódicas e fazem a busca ativa daqueles que ainda estão pendentes de imunização.
Descentralização da vacina
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ampliou o serviço para 40 unidades básicas de saúde, além dos polos centralizados da UNIC Beira e drive-thru da UFMT. No site vacina.cuiaba.mt.gov.br é possível visualizar os locais e horários de funcionamentos dos postos e quais deles são de uso exclusivo para vacinação das crianças.
Graças a essa descentralização, somente no mês de janeiro de 2022, todas essas unidades básicas de saúde bateram a marca de mais de 51 mil doses aplicadas contra a covid-19. Para o coordenador de Atenção Básica na região Norte, Gilson Guimarães, isso reflete o trabalho em equipe e o foco na conscientização que tem sido feito pelas equipes junto à sociedade. “Esse é um trabalho da equipe de atenção básica, tanto dos enfermeiros, dos técnicos dos agentes comunitários de saúde, que fazem a orientação aos usuários e que é muito importante. Essas 51 mil doses também se devem à descentralização, colocando a vacina pertinho da comunidade e, com isso, a população está vendo a importância da vacinação”, comenta.
As informações são da Prefeitura Municipal de Cuiabá.
FONTE/ REPOST: LUCAS BOLICO – OLHAR DIRETO


MATO GROSSO
H.Bento alia atendimento humanizado à excelência em ortopedia, cirurgia de coluna, bariátrica, geral e medicina intensiva

Além do pioneirismo e investimento constante em tecnologia de ponta para procedimentos ortopédicos de alta complexidade, o hospital o Hospital H.Bento já é referência nos serviços de cirurgia de coluna, ortopedia, cirurgia bariátrica, cirurgia geral, medicina intensiva em Mato Grosso.
A unidade vem se destacado pela qualidade do cuidado com os pacientes em estado crítico. Prova disso é que o H.Bento foi agraciado, pelo terceiro ano consecutivo, com o prêmio Top Performer, concedido pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) em parceria com a Epimed Solutions.
Um mérito que vale ser lembrado em homenagem ao Dia do Hospital, celebrado em todo o Brasil no dia 02 de julho. Instalado há apenas quatro anos na capital mato-grossense, o H.Bento já modelo de excelência em atendimento hospitalar, especialmente na sua Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Boa parte dos pacientes atendidos são do interior do Estado.
Além do Pronto Atendimento especializado em Ortopedia e Traumatologia e em Clínica Médica, o hospital também oferece atendimentos em várias especialidades Ortopédicas, Infectologia, Cirurgia Geral, Urologia, Gastroenterologia e Neurocirurgia.
O atendimento de excelência é iniciado desde a recepção até o momento em que o paciente obtém a alta hospitalar. Conforme último levantamento da diretoria, o hospital já realizou 16 mil cirurgias e 161.50 mil atendimentos no total.
“O Hospital H.Bento reafirma, neste Dia do Hospital, sua missão de oferecer cuidado integral e especializado à população, contribuindo para um sistema de saúde mais eficiente, seguro e humano”, destacou o presidente do Hospital H.Bento, Dr. Fábio Mendonça.
Sobre o H.Bento
O Hospital funciona onde era o antigo Sotrauma, no bairro Dom Aquino, em Cuiabá, e é conduzido por um grupo de médicos especialistas. A unidade atende pacientes dos principais planos de saúde. O prédio está localizado na Av. Dom Aquino, no 355 – Dom Aquino, Cuiabá.
-
MATO GROSSO7 dias atrás
Reforma tributária trará desafios e oportunidades para estabelecimento de saúde
-
MATO GROSSO6 dias atrás
Corpal ultrapassa 70% das vendas do empreendimento Vernissage em Cuiabá
-
MATO GROSSO6 dias atrás
Sebrae/MT impulsiona pequenos negócios da gastronomia local com “Resenha Cuiabana”
-
MATO GROSSO6 dias atrás
Conselho de Consumidores discute oscilações e quedas de energia em Poxoréu
-
MATO GROSSO6 dias atrás
Setor produtivo propõe criação de Grupo de Trabalho com a Sema-MT para solucionar problemas com o CAR 2.0
-
ARTIGOS2 dias atrás
Aluguel por temporada em condomínios: os benefícios das regras claras
-
MATO GROSSO13 horas atrás
H.Bento alia atendimento humanizado à excelência em ortopedia, cirurgia de coluna, bariátrica, geral e medicina intensiva
-
ARTIGOS13 horas atrás
Dia do Hospital: Importância dessas instituições para a saúde da sociedade