TJ MT
Hotsite que comemora os 150 anos do Tribunal de Justiça de Mato Grosso está disponível
TJ MT

A criação deste espaço digital é mais uma ação da Comissão de Gestão de Memória do Poder Judiciário composta por magistrados e servidores que estão organizando todas as ações alusivas ao sesquicentenário da instalação da Justiça Estadual em Mato Grosso.
A coordenadora administrativa e membro da Comissão, Bruna Penachioni, explica que o hotsite dá mais visibilidade a este marco histórico do Judiciário e contempla os quesitos de acessibilidade às informações sobre a história do tribunal.
“A página dedicada ao sesquicentenário do Tribunal de Justiça de mato Grosso é uma importante ferramenta digital de divulgação das informações históricas do Poder Judiciário mato-grossense. Temos reunidos em um mesmo lugar todos os livros sobre a sua história, notícias, imagens e vídeos institucionais que contam a trajetória do nosso Tribunal em 150 anos”, disse Bruna.
Além do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, os Tribunais de Justiça dos estados do Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pará, Rio Grande do Sul e São Paulo também completarão 150 anos de fundação em 2024.
História – O Tribunal da Relação da Província de Mato Grosso foi instalado em 1º de maio de 1874 e teve como primeiro desembargador Ângelo Francisco Ramos (1874/ 1875). À época, o Brasil ainda era um império governado por Dom Pedro II, que nomeou, além do presidente, outros três desembargadores: Manoel Terthuliano Thomás Henrique, Francisco Gonçalves da Rocha e Vicente Ferreira Gomes.
A nomenclatura da Corte mudou à época do Brasil República, passando a se chamar Tribunal de Apelação. Somente com a Constituição de 1946 recebeu a denominação Tribunal de Justiça.
#Paratodosverem Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Foto 1: Logomarca dos 150 anos do Tribunal de Justiça de Mato Grosso. A logomarca é composta pelo mapa do estado com o numeral 150 vazado na arte. No numeral 0 está escrito “TJMT” e logo abaixo, “sesquicentenário”.
Laura Meireles
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT
COMENTE ABAIXO:


TJ MT
VÍDEO: Segundo a Guarda Municipal, enquanto passava mal, a vítima estacionou o carro, mas permaneceu com o pé no acelerador, que fez com que o veículo pegasse fogo.
Ver essa foto no Instagram
COMENTE ABAIXO:
-
MATO GROSSO5 dias atrás
H.Bento alia atendimento humanizado à excelência em ortopedia, cirurgia de coluna, bariátrica, geral e medicina intensiva
-
MATO GROSSO4 dias atrás
No Fórum de Lisboa, Dauto Passare defende cooperação internacional para o desenvolvimento sustentável
-
MATO GROSSO3 dias atrás
ACS prega união de associações militares e cobra revisão do percentual remuneratório
-
MATO GROSSO3 dias atrás
Fábio Jr. traz para Cuiabá turnê que celebra seus 50 anos de carreira
-
ARTIGOS5 dias atrás
Dia do Hospital: Importância dessas instituições para a saúde da sociedade
-
ARTIGOS6 dias atrás
Aluguel por temporada em condomínios: os benefícios das regras claras
-
ARTIGOS5 dias atrás
A escola de hoje e os alunos de agora
-
ARTIGOS3 dias atrás
A fiscalização ambiental e o papel central do órgão licenciador