TJ MT
Judiciário dá início a debates sobre direitos fundamentais e jurisdição constitucional
TJ MT

Ela apontou ainda que as decisões do Poder Judiciário de Mato Grosso têm sido melhor elaboradas por conta da interação acadêmica com institutos com os quais o Tribunal se interliga. “Esse é o caminho para a evolução do conhecimento. Esse espaço cultural estará sempre abertos para eventos que promovam uma plataforma mais justa e um mundo melhor. É para isso que trabalhamos todos os dias.”
O Encontro é realizado nesta quinta e sexta-feira (14 e 15 de junho), nos períodos matutinos e vespertino, no auditório Gervásio Leite do Tribunal de Justiça de Mato Grosso. A ação pedagógica é realizada pela Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT), com o intuito de promover o amplo debate científico a respeito de temas relevantes de direitos fundamentais e jurisdição constitucional. Além do Judiciário, participam instituições como a Escola Superior do Ministério Público, Escola Superior da Advocacia e faculdades de Direito públicas e privadas em Cuiabá.

O juiz Antônio Veloso Peleja Júnior, também coordenador do evento, apontou que inicialmente o evento seria o lançamento de uma obra jurídica, porém decidiu ampliar a discussão para contemplar os magistrados mestrandos da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, bem como as instituições que têm programas stricto sensu em Cuiabá e as escolas superiores. “O tema do Encontro é bastante interessante e queremos valorizar os programas de pós-graduação em Mato Grosso que estão tornando o nível docente melhor capacitados. Também queremos valorizar os magistrados que buscam, por meio do estudo, estar melhor qualificado, resultando em uma entrega melhor da Justiça à sociedade. Esse foi o móvel de idealização do evento.”
Também no evento, a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso, Gisela Alves Cardoso, observou a importância de debater o amplo e plural respeito aos temas de direitos fundamentais e jurisdição constitucional. “É necessária e importante essa integração entre as instituições, sobretudo quando vivemos um momento em que há o fortalecimento da necessidade de qualificação, de se atualizar, de se buscar cada vez mais conhecimento, mas sobretudo de entender, discutir e defender a nossa Constituição Federal. Nesse momento em que a democracia brasileira é posta à prova a todo instante é importante discutirmos, dialogarmos tecnicamente e cientificamente, acerca do alcance protetivo da nossa constituição federal, acerca da aplicação das garantias fundamentais, direitos fundamentais, da aplicação constitucional.”
Participaram ainda o promotor Wesley Sanchez Lacerda, diretor da Fundação Escola Superior do Ministério Público; advogado Geovani Santin, diretor da Escola Superior da Advocacia; professor-doutor Aurélio Marrafon, representante da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); professor-doutor Gustavo Nassan, representante da Faip; professor-doutor Manuel Messias, representante da Unifac; Helder Cassio de Oliveira, representante da Fasipe; professor-doutor Carlos Eduardo Silva, representante da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT); professor-doutor Valério Mazzuli, coordenador do programa de pós-graduação da Faculdade de Direito da UFMT e a representante da Academia Mato-grossense de Direito, Amini Haddad. Também estiveram presentes magistrados, juízes, servidores do Poder Judiciário e alunos das faculdades representadas.
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Descrição: Foto1 – imagem horizontal colorida.
Desembargadora maria Erotides Kneip veste roupas pretas e, em pé, fala para o grupo de autoridades. Ao lado dela, três pessoas estão sentadas. Ao fundo bandeiras e paredes beje e marrom. Foto 2 – imagem horizontal colorida. Desembargador vestido de preto fala ao microfone. Ao chão, arranjo de rosas e folhagem verde, ao fundo professores sentados formam o grupo de autoridades do evento.
Keila Maressa/Fotos: Alair Ribeiro
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
Fonte: Tribunal de Justiça de MT
COMENTE ABAIXO:


TJ MT
VÍDEO: Segundo a Guarda Municipal, enquanto passava mal, a vítima estacionou o carro, mas permaneceu com o pé no acelerador, que fez com que o veículo pegasse fogo.
Ver essa foto no Instagram
COMENTE ABAIXO:
-
MATO GROSSO5 dias atrás
H.Bento alia atendimento humanizado à excelência em ortopedia, cirurgia de coluna, bariátrica, geral e medicina intensiva
-
MATO GROSSO4 dias atrás
No Fórum de Lisboa, Dauto Passare defende cooperação internacional para o desenvolvimento sustentável
-
MATO GROSSO3 dias atrás
ACS prega união de associações militares e cobra revisão do percentual remuneratório
-
MATO GROSSO3 dias atrás
Fábio Jr. traz para Cuiabá turnê que celebra seus 50 anos de carreira
-
ARTIGOS5 dias atrás
Dia do Hospital: Importância dessas instituições para a saúde da sociedade
-
ARTIGOS6 dias atrás
Aluguel por temporada em condomínios: os benefícios das regras claras
-
ARTIGOS5 dias atrás
A escola de hoje e os alunos de agora
-
ARTIGOS3 dias atrás
A fiscalização ambiental e o papel central do órgão licenciador