TJ MT
Mais de 170 estudantes aprendem sobre acesso à Justiça em palestra do Nosso Judiciário
TJ MT


Samuel Wendelson Campos das Neves, 14 anos, aluno do 9º ano do ensino fundamental, se surpreendeu ao descobrir que existe justiça gratuita. “O que mais me chamou a atenção foi sobre a Defensoria Pública. Eu não sabia que a gente poderia ter um acesso assim à Justiça. Pra mim, sempre tinha que pagar. Como eu costumo ver em novelas e filmes, tem que pagar um advogado. Foi interessante saber que a gente pode procurar um defensor e a gente, em qualquer momento que a gente precisar, pode ter um. Eu vou falar pro meu pai, falar pra minha mãe, até com meus avós mesmo. Isso foi um fato interessante de aprender”.

Conforme a profissional, a palestra contribuiu para mostrar aos jovens como eles podem ter acesso à justiça e reforçar questões que já são abordadas pelos professores, em sala de aula. “Eu acredito que a contribuição foi muito grande porque muitos deles não sabiam que eles tinham acesso à Defensoria Pública, à questão do bullying e do ciberbullying, que é o que mais acomete nas escolas. E a gente sempre diz que é crime, mas é diferente quando vem o Poder Judiciário falar isso para eles porque, querendo ou não, já existe uma inibição porque parece que quando é o professor falando não tem veracidade e assim ficou bem claro. Estava todo mundo comentando: ‘Gente, se eles falaram então é verdade mesmo’. E isso foi muito legal! Já existe um aprendizado aí”, avaliou.
O projeto Nosso Judiciário já levou informações para quase 30 mil alunos de 128 escolas públicas em Cuiabá e Várzea Grande. A iniciativa é uma forma de levar cidadania, principalmente ao público de bairros onde há maior vulnerabilidade socioeconômica, orientando os jovens com o objetivo de prevenir conflitos e informando sobre como o Judiciário pode atuar na pacificação social.
#Paratodosverem
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Foto 1: foto em plano aberto que mostra dezenas de estudantes sentados no pátio coberto da escola, assistindo à palestra, que é proferida pelo técnico judiciário Neifi Feguri, que está a frente deles, falando ao microfone. Na foto, Neifi aparece de costas, usando camisa de manga longa branca e calça de sarje cinza escura. Foto 2: estudante Luiz Gabriel Sausen concede entrevista à TV.Jus. Ele é um adolescente de pele parda, cabelo preto e liso, olhos castanhos, usando o uniforme azul da escola. Atrás dele, há um grupo de alunos que conversam em pé na sala de aula, algumas cadeiras e caixas de papelão. Foto 3: diretora da escola Shirley de Oliveira Cardoso Becker concede entrevista à TV.Jus. Ela é uma mulher branca, de cabelo chanel, liso e castanho escuro, olhos castanhos, usando blusa regata cinza, cordão com pingente de Nossa Senhora e brincos de argola prateados. Atrás dela, há um grupo de alunos conversando em pé na sala de aula, cadeiras e caixas de papelão.
Celly Silva
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT
COMENTE ABAIXO:


TJ MT
VÍDEO: Segundo a Guarda Municipal, enquanto passava mal, a vítima estacionou o carro, mas permaneceu com o pé no acelerador, que fez com que o veículo pegasse fogo.
Ver essa foto no Instagram
COMENTE ABAIXO:
-
MATO GROSSO5 dias atrás
H.Bento alia atendimento humanizado à excelência em ortopedia, cirurgia de coluna, bariátrica, geral e medicina intensiva
-
MATO GROSSO4 dias atrás
No Fórum de Lisboa, Dauto Passare defende cooperação internacional para o desenvolvimento sustentável
-
MATO GROSSO3 dias atrás
ACS prega união de associações militares e cobra revisão do percentual remuneratório
-
MATO GROSSO3 dias atrás
Fábio Jr. traz para Cuiabá turnê que celebra seus 50 anos de carreira
-
ARTIGOS5 dias atrás
Dia do Hospital: Importância dessas instituições para a saúde da sociedade
-
ARTIGOS6 dias atrás
Aluguel por temporada em condomínios: os benefícios das regras claras
-
ARTIGOS5 dias atrás
A escola de hoje e os alunos de agora
-
ARTIGOS3 dias atrás
A fiscalização ambiental e o papel central do órgão licenciador