TJ MT
Projeto Verde Novo já plantou mais de 150 mil mudas em Cuiabá
TJ MT

De acordo com o contador de árvores do site do Verde Novo (clique no link para acessar: https://projetoverdenovo.tjmt.jus.br/), foram 150.027 árvores disponibilizadas pelo projeto ao longo de cinco anos. Nesse período, foram realizadas 494 ações.
Árvores frutíferas, como pitanga, caju, pitomba, amora, tamarindo, acerola, e também plantas as arbóreas como o jacarandá, ipê roxo, ipê rosa, ipê branco, oiti e pata-de-vaca são as principais espécies plantadas e distribuídas pelo projeto, conforme as diretrizes municipais que direcionam as normativas sobre a flora mais adequada para Cuiabá.
As frentes de atuação do projeto ambiental envolvem a arborização urbana de parques, praças, avenidas, escolas, além de outros espaços públicos e privados.
Um dos principais objetivos do Verde Novo é alcançar índices de arborização satisfatórios que contribuam para a melhoria da qualidade de vida da população cuiabana mediante a redução da sensação térmica e aumento da umidade relativa do ar.
O projeto Verde Novo chama a atenção da população para mostrar o que está ocorrendo com a cidade, o impacto do crescimento populacional e a criação de ilhas de calor nos últimos 30 anos.
A necessidade da arborização caminha junto com o crescimento populacional. Conforme são criados novos bairros e construções, há a necessidade de ter também novos espaços verdes, caso contrário, aumentarão as ilhas de calor. Então, a arborização deve ser cotidiana.
Pensando nisso, são realizadas ações semanalmente em todas as regiões da cidade, com diferentes públicos.
Aqueles que têm interesse em saber mais sobre o projeto podem visitar o Instagram do Verde Novo (@projeto.verdenovo) ou o site clicando no link: https://projetoverdenovo.tjmt.jus.br/. O contato com os membros do projeto pode ser feito pelo e-mail verdenovo@tjmt.jus.br.
O projeto é idealizado pelo Juizado Volante Ambiental (Juvam) de Cuiabá, desenvolvido em cooperação técnica com o Município de Cuiabá e o Instituto Ação Verde e patrocinado pelo Grupo Petrópolis, responsável pela doação das mudas de árvores nativas e frutíferas. O projeto Verde Novo também conta com a parceria da TV Centro América e da Energisa, na divulgação.
Confira algumas ações do Projeto Verde Novo nos links abaixo:
Estudantes da Escola Dejani Ribeiro aprendem sobre reciclagem e arborização com o Projeto Verde Novo
#Paratodosverem
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual.
Descrição de imagem: Foto horizontal colorida da van do projeto Verde Novo, na cor verde, toda adesivada com a logo e o nome do projeto, ícones de redes sociais, uma foto de uma mão segurando um pouco de terra e o letreiro “retire aqui sua muda grátis”. Em frente à van, há vários caixotes de madeira com mudas de árvores.
Mylena Petrucelli/Foto: Alair Ribeiro
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
Fonte: Tribunal de Justiça de MT
COMENTE ABAIXO:


TJ MT
VÍDEO: Segundo a Guarda Municipal, enquanto passava mal, a vítima estacionou o carro, mas permaneceu com o pé no acelerador, que fez com que o veículo pegasse fogo.
Ver essa foto no Instagram
COMENTE ABAIXO:
-
MATO GROSSO4 dias atrás
H.Bento alia atendimento humanizado à excelência em ortopedia, cirurgia de coluna, bariátrica, geral e medicina intensiva
-
MATO GROSSO3 dias atrás
No Fórum de Lisboa, Dauto Passare defende cooperação internacional para o desenvolvimento sustentável
-
MATO GROSSO2 dias atrás
ACS prega união de associações militares e cobra revisão do percentual remuneratório
-
MATO GROSSO2 dias atrás
Fábio Jr. traz para Cuiabá turnê que celebra seus 50 anos de carreira
-
ARTIGOS4 dias atrás
Dia do Hospital: Importância dessas instituições para a saúde da sociedade
-
ARTIGOS5 dias atrás
Aluguel por temporada em condomínios: os benefícios das regras claras
-
ARTIGOS4 dias atrás
A escola de hoje e os alunos de agora
-
ARTIGOS2 dias atrás
A fiscalização ambiental e o papel central do órgão licenciador