Search
Close this search box.
CUIABÁ

TJ MT

Servidores buscam excelência no atendimento ao público

Publicados

TJ MT

“Às vezes usamos a desculpa de que é preciso um ambiente ideal para ser excelente, o que não é verdade, o que precisamos é fazer uma escolha pessoal: de ser o melhor, de fazer o melhor que a gente pode com o que nós temos”. A frase é do consultor e palestrante, Igor Henrique Rodrigues, que desde a última segunda-feira (2/05), ministra o curso “Práticas eficazes para atendimento de excelência” para 490 servidores do Primeiro Grau do Judiciário de Mato Grosso. As aulas marcam a retomada das capacitações presenciais na Escola dos Servidores, em Cuiabá.
  
Divididos em turmas de 35 alunos, o curso que terá duração de 16 horas, ocorrerá por setores até o mês de julho. Servidores que ocupam os cargos de oficial de justiça, distribuidor, analista e técnico, gestor-geral e gestor-judiciário, além dos servidores da Central de Processamento Eletrônico (CPE), participam da capacitação que tem o objetivo de preparar e equilibrar conhecimentos entre as áreas e servidores do Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso.
 
 
Segundo o coordenador da Corregedoria-Geral da Justiça, Flávio de Paiva Pinto, a solicitação pelo curso foi da Corregedoria com base nos planejamentos da gestão e dos próprios pedidos dos(as) servidores(as) ao longo do Programa Corregedoria em Ação, que visita comarcas polo do Estado.
 
“Desde o inicio da gestão entendemos a importância do capital intelectual da organização e investimos no servidor, sempre com o foco na melhoraria da prestação do serviço. Ano passado já capacitamos 300 servidores de maneira virtual neste tema e agora com a queda dos casos e a retomada do trabalho presencial o corregedor José Zuquim sugeriu fazermos o encontro presencial justamente para humanizar mais o nosso trabalho. É com a troca de experiências e no convívio que a gente aprende e até por conta disso, optamos por separar as turmas por categorias para facilitar essa dinâmica. Mas, além disso, o objetivo maior é dizer ao servidor que prestamos um serviço de qualidade e de excelência. Não à toa escolhemos o curso práticas eficazes para atendimento de excelência, que traz um olhar mais humanizado, mas sem deixar de pensar na entrega ao cliente/usuário”, argumentou.
 
A diretora de Departamento de Planejamento e Estudos da Escola dos Servidores, Isabel Cristina de Carvalho Calorio, também celebrou a retomada dos cursos presenciais após quase dois anos de pandemia. “É um momento de felicidade para nós. E apesar do trabalho contínuo de capacitação durante a pandemia, é muito bom voltar a receber todos em nossa escola. A Corregedoria está de parabéns pela iniciativa, que irá capacitar servidores não só de Cuiabá, mas também das 79 comarcas”, destacou.
 
 
 
Busca pela excelência – O palestrante, Igor Rodrigues destacou ainda que um dos desafios não é falar das técnicas, mas sim o porquê que não se aplica aquilo que as pessoas já sabem. “Atender com excelência é enxergar possiblidades ao invés de limitações, é enxergar que sempre temos uma escolha e ser excelente é uma escolha pessoal. Enquanto eu não opto por isso eu não sou uma pessoa proativa e um ser humano completo, pois um ser humano completo é consciente do que ele faz e das consequências do que ele faz. Então precisamos colocar em prática aquilo que já sabemos”, pontuou.
 
Com muita interatividade a turma participou ativamente das dinâmicas propostas, o que ajudou na fixação do conteúdo e na mudança de comportamento. “O professor ele é só um condutor, o importante aqui é a troca de conhecimento e de experiências, independente do local onde você está alocado. E mais do isso a mudança nunca vai nascer do outro, ela começa por mim, é o meu dever, é a minha responsabilidade. Você está trabalhando no TJMT, independente de ser concursado ou não, por uma escolha sua, cabe a você fazer valer a pena. Deixe o vitimismo de lado e foque em dar o seu melhor. Quando eu paro de olhar para as condições externas e me entendo como ser humano, um ser superior, livre, que é dotado de conhecimento e possuo capacidade eu consigo fazer uma entrega diferente mesmo diante de um cenário limitando, desafiador, de um cliente mal humorado. Se eu quero, vou ser sempre meu melhor”, conclui Rodrigues.
 
Para o gestor do Núcleo de Atuação Estratégica (NAI), Eduardo José Graça da Costa, a capacitação mostrou que a excelência pode ser atingida independente das dificuldades. “A frase: a mudança começa em cada um de nós é muito impactante, pois mostra que é possível ser excelente independente das circunstancias. E iniciativas como essa, que aprimoram nosso conhecimento são sempre bem vindas”, destacou.
 
 
Mesmo pensamento da servidora da CPE, Katia Loredana. “É preciso buscar sempre superar as expectativas do usuário, e o Igor mostrou que mudando a maneira como agimos, focando na solução e não no problema é possível prestar um serviço de qualidade. Realmente muito estimulante”.
 
O assessor de gabinete do NAI, Gilberto Rodrigo Rodrigues dos Santos, também parabenizou a Corregedoria pela iniciativa. “Essa capacitação também destaca o ser humano, mostra que precisamos pensar no usuário, que está lá na ponta, que a gente precisa entregar um trabalho de qualidade para eles. E que é possível fazer o nosso melhor para eles”, finalizou.
 
Resoluções e aprendizados – O curso atende a Resolução nº192/CNJ/2014, que dispõe sobre a Política Nacional de Formação e Aperfeiçoamento dos Servidores do Poder Judiciário e a Lei Complementar nº 301/2008, artigos 2º e 5º que estabelecem a necessidade de promoção continuada de ações de capacitações.
 
Dentre os aprendizados estão: apresentar-se aos clientes internos e externos; aumentar a segurança na transmissão de informação; sensibilizar quanto a informações relevantes a respeito de regras de etiqueta que devem ser observadas no convívio social e profissional; capacitar a equipe de atendimento para o desenvolvimento de habilidades essenciais, por meio de uma abordagem dinâmica sobre a importância do relacionamento com os clientes internos e externos, mesclando conceitos e práticas para possibilitar aos participantes o conhecimento e retorno corporativo, quando o canal de relacionamento for virtual e fortalecer a missão, a visão de futuro, os atributos de valores e princípios institucionais do TJMT e os impactos das atividades da equipe de atendimento nesse contexto.
 

Foto 1 – Imagem colorida do coordenador Flávio. Ele usa camisa vermelha e terno azul e terno preto, óculos e cracha.  Durante conversa com alunos.

Leia Também:  Com ajuda de moradores, Verde Novo inicia arborização do canteiro na Avenida das Torres em Cuiabá

Foto2 – imagem retangular colorida com todos os participantes do curso em uma escadaria.

 
Larissa Klein  
Assessoria de imprensa CGJ
 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

TJ MT

VÍDEO: Segundo a Guarda Municipal, enquanto passava mal, a vítima estacionou o carro, mas permaneceu com o pé no acelerador, que fez com que o veículo pegasse fogo.

Publicados

em

Por

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Alunos de Escola de Várzea Grande conhecem direitos de acesso à Justiça com projeto Nosso Judiciário
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA