Agronegócio
DIA DO AGRONEGÓCIO
AGRONEGÓCIO
Nesse dia 25 de fevereiro, comemora o dia do Agronegócio, uma data que faz rememorar a colonização e a expansão da fronteira agrícola no estado de Mato Grosso.
“Muitos Agricultores do Sul e Sudeste do País migraram vocacionados a desbravar o cerrado, embebidos de sonhos, muitos deles estimulados pelos Colonizadores de diversas regiões, hoje municípios protagonistas no cenário nacional como maiores produtores de grãos, etanol, polo agroindustrial, detectores e usuários das mais modernas tecnologias no campo como é o caso de Sorriso, Lucas do Rio Verde, Primavera do Leste, Campo Novo dos Parecis, entre muitos outros municípios.” assim relembra o Presidente da Federação dos Engenheiros Agrônomos do Estado de Mato Grosso, Isan Rezende.
O protagonismo do Engenheiro Agrônomo ao lado do Produtor Rural nesse processo de colonização, como nos dias atuais, na produção agrícola, pecuária e floresta, é memorável, não tem como deixar de fora o profissional responsável (Engenheiro Agrônomo) em todo o processo da cadeia produtiva do agronegócio.
Nos anos de 70, tinha apenas uma faculdade de agronomia, na Universidade Federal de Mato Grosso. Atualmente, além das faculdades particulares temos também a Universidade Estadual que formam profissionais para atender a demanda no mercado que é crescente.
Isan Rezende relembra que: “era comum na década de 70 encontrar nas estradas de terra um fenemê ou um fordão carregando um trator CBT, conhecido como queixo duro, com uma gradinha leve, que para a grade entrar no solo colocava tora de madeira para pesar, e atrás do comboio, da cavana do cerrado, o Engenheiro Agrônomo num fusca ou numa brasília, todo animado, muitas vezes com a sua Família, com a missão em produzir arroz de sequeiro, no sistema conhecido como pairerão, consórcio do plantio do capim de braquiária com o arroz de sequeiro ou milho.”
Para o Presidente da FEAGRO MT, comemorar o dia do Agronegócio é celebrar as mãos calejadas, o empreendedorismo, o desbravamento, os desafios, as conquistas da classe dos Produtores Rurais e do Engenheiro Agrônomo. É lançar os olhos para o futuro e ver a solidez do setor que vem desenvolvendo as suas atividades, em toda cadeia produtiva do agronegócio, alicerçados na sustentabilidade, responsabilidade socioambiental, e, comprometido com a segurança alimentar.
FEAGRO-MT e o AGRONEGÓCIO
Fonte: Feagro
AGRONEGÓCIO
Sedec e Famato percorrem cinco municípios de MT para promover práticas sustentáveis para agropecuária
Capacitação de produtores e acesso a tecnologias de baixo carbono são os principais objetivos do evento que reúne especialistas e agricultores.
A primeira parte do circuito “ABC+ em Ação”, realizada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) em conjunto à Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), passou por cinco municípios entre 12 e 26 de setembro.
Os eventos reuniram produtores rurais, técnicos e projetistas com o objetivo de promover práticas sustentáveis e aumentar a produtividade no setor agropecuário do Estado. Os municípios visitados foram Canarana, Barra do Garças, Nova Mutum, Colíder e Nova Monte Verde.
Os assuntos abordados durante o circuito “ABC+ em Ação” incluem o Plano Agrícola Pecuário 2024/2025, linhas de crédito disponíveis, recuperação de pastagens degradadas e práticas sustentáveis como o Sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), Sistemas Agroflorestais (SAF) e manejo de resíduos de produção animal.
Os participantes também tiveram a oportunidade de interagir e trocar experiências com especialistas da área, além de adquirir conhecimentos práticos e discutir estratégias para a implementação dessas práticas em suas propriedades.
Para a superintendente de Agronegócio da Sedec, Linacis Silva, o evento destacou o compromisso do Estado de Mato Grosso em liderar práticas agrícolas sustentáveis e promover adaptação às mudanças climáticas.
“Estamos levando informações sobre o Plano ABC+ aos municípios de Mato Grosso, com foco na capacitação de produtores rurais, projetistas e técnicos. Durante os dias de evento, os participantes tiveram a oportunidade de entender como o programa funciona, quais linhas de crédito estão disponíveis por meio das instituições financeiras parceiras e como acessar esses recursos para implementar tecnologias de baixo carbono. É um esforço conjunto, que busca promover a adoção de práticas sustentáveis e produtivas na agropecuária”, explicou Linacis Silva.
O Analista de Pecuária da Famato, Marcos Carvalho, apontou que o plano ABC+ utiliza tecnologias que ajudam a beneficiar financeiramente os produtores, além de colaborar para a redução da emissão de gases e proteção do meio ambiente.
“O ABC+ trabalha com essas tecnologias que ajudam o produtor financeiramente, mas também ajudam o meio ambiente porque diminui a emissão de gases do efeito estufa, por exemplo. Aqui em Nova Mutum, estamos trabalhando a bovinocultura de corte, mas o plano trabalha todo o setor do agro no Estado”, pontuou.
Após a passagem por Juína, nesta quinta-feira (26.09), o projeto irá retornar no dia 23 de outubro em Cáceres e passar por mais outras quatro cidades.
Veja a programação das próximas cidades que completam o circuito:
– 23/10 – Cáceres
Local: Sindicato Rural de Cáceres
Horário: 16h às 22h
– 25/10 – Mirassol D’Oeste
Local: Sindicato Rural de Mirassol D’Oeste
Horário: 7h30 às 13h30
– 04/11 – Nossa Senhora do Livramento
Local: Sindicato Rural de Nossa Senhora do Livramento
Horário: 16h às 22h
– 05/11 – Rondonópolis
Local: Sindicato Rural de Rondonópolis
Horário: 16h às 22h
Sobre o Plano ABC+
O ABC+ é uma iniciativa estratégica desenvolvida e apresentada pelo governo brasileiro, com intuito de dar visibilidade e garantir adesão às práticas sustentáveis, bem como auxiliar o enfrentamento de mudanças climáticas no setor agropecuário dentre o período de 2020 a 2030. Em Mato Grosso, o Grupo Gestor Estadual do Plano ABC+MT é composto por 41 instituições do Estado e presidido pela Sedec.
-
CUIABÁ5 dias atrás
Efeito da batalha
-
MATO GROSSO2 dias atrás
60% do efetivo da PM vai atuar nas eleições de domingo (06)
-
MATO GROSSO2 dias atrás
Botelho atinge 44,8% dos votos válidos em pesquisa; Abilio 27,9%
-
MATO GROSSO2 dias atrás
Governador Mauro Mendes confia na vitória de Eduardo Botelho nas eleições de Cuiabá
-
MATO GROSSO2 dias atrás
VÍDEO: Eleições para vereador de Cuiabá: o que as pesquisas revelam e a intensa disputa entre os candidatos
-
MATO GROSSO1 dia atrás
Projeto Reconstruindo Sonhos promove atividades de incentivo à reinserção social
-
ESPORTES1 dia atrás
Valendo a “Lei do Ex”, Cuiabá bate o São Paulo com golaço de bicicleta e ganha fôlego pela permanência
-
MATO GROSSO4 dias atrás
SES divulga edital de especialização em hanseníase para médicos