Agronegócio
DIA DO AGRONEGÓCIO
AGRONEGÓCIO
Nesse dia 25 de fevereiro, comemora o dia do Agronegócio, uma data que faz rememorar a colonização e a expansão da fronteira agrícola no estado de Mato Grosso.
“Muitos Agricultores do Sul e Sudeste do País migraram vocacionados a desbravar o cerrado, embebidos de sonhos, muitos deles estimulados pelos Colonizadores de diversas regiões, hoje municípios protagonistas no cenário nacional como maiores produtores de grãos, etanol, polo agroindustrial, detectores e usuários das mais modernas tecnologias no campo como é o caso de Sorriso, Lucas do Rio Verde, Primavera do Leste, Campo Novo dos Parecis, entre muitos outros municípios.” assim relembra o Presidente da Federação dos Engenheiros Agrônomos do Estado de Mato Grosso, Isan Rezende.
O protagonismo do Engenheiro Agrônomo ao lado do Produtor Rural nesse processo de colonização, como nos dias atuais, na produção agrícola, pecuária e floresta, é memorável, não tem como deixar de fora o profissional responsável (Engenheiro Agrônomo) em todo o processo da cadeia produtiva do agronegócio.
Nos anos de 70, tinha apenas uma faculdade de agronomia, na Universidade Federal de Mato Grosso. Atualmente, além das faculdades particulares temos também a Universidade Estadual que formam profissionais para atender a demanda no mercado que é crescente.
Isan Rezende relembra que: “era comum na década de 70 encontrar nas estradas de terra um fenemê ou um fordão carregando um trator CBT, conhecido como queixo duro, com uma gradinha leve, que para a grade entrar no solo colocava tora de madeira para pesar, e atrás do comboio, da cavana do cerrado, o Engenheiro Agrônomo num fusca ou numa brasília, todo animado, muitas vezes com a sua Família, com a missão em produzir arroz de sequeiro, no sistema conhecido como pairerão, consórcio do plantio do capim de braquiária com o arroz de sequeiro ou milho.”
Para o Presidente da FEAGRO MT, comemorar o dia do Agronegócio é celebrar as mãos calejadas, o empreendedorismo, o desbravamento, os desafios, as conquistas da classe dos Produtores Rurais e do Engenheiro Agrônomo. É lançar os olhos para o futuro e ver a solidez do setor que vem desenvolvendo as suas atividades, em toda cadeia produtiva do agronegócio, alicerçados na sustentabilidade, responsabilidade socioambiental, e, comprometido com a segurança alimentar.
FEAGRO-MT e o AGRONEGÓCIO
Fonte: Feagro


AGRONEGÓCIO
Aprosoja MT Apresenta Propostas ao Governo de MT para a Regulamentação da Lei da Moratória da Soja
A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT) entregou, nesta segunda-feira (23.12), suas contribuições ao Governo de Mato Grosso para a regulamentação da Lei nº 12.709/2024, em conformidade com o acordo recentemente firmado com o governador Mauro Mendes. A legislação, que busca eliminar barreiras comerciais impostas por empresas que adotam práticas antieconômicas, é um marco importante na defesa da livre iniciativa e no desenvolvimento socioeconômico equilibrado dos municípios de Mato Grosso, com ênfase na redução das desigualdades sociais.
As propostas apresentadas pela Aprosoja MT reforçam os objetivos estabelecidos no inciso I do artigo 2º da lei, destacando a importância de impedir tentativas de manter a Moratória da Soja por meio do artigo 4º. O governador já havia expressado sua preocupação com essa possibilidade e comprometeu-se a garantir que o decreto regulamentador seja claro e abrangente o suficiente para evitar subterfúgios, como a transformação da Moratória em políticas institucionais ou a modulação de restrições por áreas delimitadas, como polígonos ou talhões. A continuidade dessas práticas violaria os princípios constitucionais e as normas da ordem econômica do Brasil.
Para a Aprosoja MT, essas diretrizes são fundamentais para proteger a soberania das leis nacionais e garantir que os produtores rurais de Mato Grosso não sejam prejudicados por práticas discriminatórias ou arbitrárias.
“O compromisso do governador em assegurar um decreto claro e efetivo renova a confiança dos produtores no fim deste conluio comercial que há tanto tempo prejudica o setor. As contribuições da Aprosoja preveem o respeito ao devido processo legal, ampla defesa e contraditório às empresas, permitindo o atendimento a mercados com demandas específicas sem penalizar o produtor brasileiro que segue rigorosamente as leis nacionais. Nosso objetivo é construir um ambiente econômico justo e sustentável para todos”, afirmou o presidente da Aprosoja MT, Lucas Costa Beber.
A Aprosoja MT reafirma seu compromisso com a restauração da segurança jurídica para milhares de famílias agricultoras que, após quase duas décadas de abusos econômicos por grandes corporações, agora têm a esperança de dias mais justos e melhores. A entidade acredita que o fim desse acordo trará benefícios para toda a sociedade mato-grossense, promovendo o desenvolvimento sustentável e a diminuição das desigualdades sociais.
A Aprosoja MT também expressa seu agradecimento e parabeniza o governador Mauro Mendes pelo comprometimento e pela condução firme no combate à Moratória da Soja, além do tratamento justo a todos os cidadãos de Mato Grosso, o que fortalece a justiça e a competitividade do setor produtivo estadual.
-
MATO GROSSO5 dias atrás
Vereador Alex Rodrigues realiza neste sábado (28) abraço simbólico contra o fechamento do Hospital Santa Casa
-
MATO GROSSO5 dias atrás
Hospital se destaca por UTI de excelência em Mato Grosso e está entre os principais do país
-
MATO GROSSO5 dias atrás
Jovens talentos da UFMT participam da série “Concertos Didáticos” na Casa do Parque
-
MATO GROSSO5 dias atrás
Corpal lança o Vernissage em Cuiabá com condições exclusivas para o cliente no Leila Malouf
-
MATO GROSSO4 dias atrás
Reforma tributária trará desafios e oportunidades para estabelecimento de saúde
-
MATO GROSSO4 dias atrás
Corpal ultrapassa 70% das vendas do empreendimento Vernissage em Cuiabá
-
MATO GROSSO3 dias atrás
Sebrae/MT impulsiona pequenos negócios da gastronomia local com “Resenha Cuiabana”
-
MATO GROSSO3 dias atrás
Conselho de Consumidores discute oscilações e quedas de energia em Poxoréu