Search
Close this search box.
CUIABÁ

CUIABÁ

Desembargador cita caos e cancela ordem para demitir servidores

Publicados

CUIABÁ

O desembargador Luiz Ferreira da Silva voltou atrás e cancelou sua decisão que havia determinado a demissão de parte dos servidores com contratos temporários na Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá.

Segundo Luiz Ferreira, a demissão em massa poderia gerar um “caos na Saúde” e prejudicaria a sociedade. A nova determinação foi dada nesta quinta-feira (24) (Veja decisão na íntegra AQUI).

“É imperioso reconhecer que se for exigir nesta medida cautelar que as contratações temporárias sejam limitadas a 25% em relação ao quantitativo de concursados […] ter-se-ia o afastamento abrupto de servidores em número tão relevante que resultaria no caos do serviço público municipal de saúde e prejudicaria ainda mais a sociedade que é a destinatária deste tão relevante serviço”, afirmou Luiz Ferreira, que atua na Turma de Câmaras Criminais Reunidas do Tribunal de Justiça de Mato Grosso.

A determinação ocorre no âmbito da ação criminal que afastou o prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro (MDB) do cargo no dia 19 de outubro, derivada da Operação Capistrum. Ele ficou afastado da prefeitura por 37 dias.

Na terça-feira (22), o desembargador ordenou a Prefeitura de Cuiabá que demitisse os servidores temporários que foram contratados – ou tiveram contratos renovados – após novembro do ano passado.

Leia Também:  Secretaria de Saúde esclarece situação de repasses ao Hospital de Câncer de Mato Grosso

Isso porque, em novembro passado o magistrado suspendeu a determinação que afastou Emanuel do cargo, e como medida cautelar o proibiu de fazer novas contratações temporárias na Saúde sem justificativa.

No entanto, Emanuel fez novas contratações temporárias alegando “renovação excepcional” por 60 dias, para que fosse realizado um processo seletivo simplificado logo naquele mês. Com o decorrer dos prazos, o processo seletivo foi homologado no dia 3 de março, mas ninguém foi convocado.

O Ministério Público Estadual, então, pediu à Justiça que determinasse “a imediata rescisão dos contratos temporários até então vigentes na Secretaria Municipal de Saúde e a contratação dos servidores aprovados no referido processo seletivo”.

A decisão

Na determinação, o magistrado ainda citou que há uma ação cível com o objetivo de resolver a situação das contratações temporárias na Saúde de Cuiabá, e por isso a questão deve ser resolvida no âmbito desta ação.

“Não há como imputar, pelo menos nesta fase processual, aos servidores que são qualificados e que desempenham suas atividades de maneira séria e comprometida eventuais equívocos cometidos pela administração municipal no sentido de continuar a realizar contratações temporárias sem a realização de concurso público ou ao menos precedidas de processo seletivo simplificado, sob pena de violação aos princípios da segurança jurídica e o da dignidade da pessoa humana daqueles que tiverem seus contratos rescindidos”, disse o desembargador.

Leia Também:  Polícia Federal cumpre mandados de sequestro de fazendas no Pará, imóveis em Sinop e Sorriso e em duas cidades no PR

A Operação Capstrum

Deflagrada em outubro do ano passado, a Operação Capstrum teve como alvo o prefeito Emanuel Pinheiro, que foi acusado de criar um “cabide de empregos” na Secretaria Municipal de Saúde para acomodar indicação de aliados, obter, manter ou pagar por apoio político.

Outra acusação que pesa é a de pagamento do chamado prêmio saúde a servidores da Pasta – em valores que variam de R$ 70,00 a R$ 5,8 mil – sem nenhum critério. 

Segundo as investigações, o prefeito reiterou nas práticas consideradas irregulares apesar de determinações judiciais e de ordens do Tribunal de Contas do Estado.

FONTE/REPOST: Cíntia Borges – MIDIANEWS

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CUIABÁ

Prefeitura de Cuiabá entrega mais 100 filtros de barro para idosos no CCI Aidee Pereira

Publicados

em

Por

Em uma solenidade simbólica realizada na tarde desta sexta-feira (06), a Prefeitura de Cuiabá entregou 100 filtros de barro aos idosos assistidos pelo Centro de Convivência de Idosos (CCI) Aidee Pereira, no bairro Novo Horizonte, região Norte da capital. A ação integra o Programa de Políticas de Assistência Social às Famílias em Situação de Pobreza e Extrema Pobreza, promovido pelo Fundo Social Solidário do Município, criado pela Lei Municipal nº 6.416/2019. Ao todo serão entregues mil filtros.

O programa tem como objetivo minimizar os impactos sociais enfrentados pelas famílias mais vulneráveis e melhorar sua qualidade de vida. Ao todo, está prevista a distribuição de mil filtros de barro para atender comunidades que não possuem acesso a água potável.

“Desde o início da gestão do prefeito Emanuel Pinheiro, em 2017, o compromisso com a qualidade de vida e o atendimento de excelência à população da melhor idade tem sido uma prioridade. Muitas famílias, especialmente as mais carentes, ainda recorrem a fontes alternativas, como poços, nascentes e córregos, para obter água, o que aumenta os riscos à saúde. Essa ação demonstra o cuidado da gestão em atender às necessidades fundamentais dessas pessoas. Água potável é um direito essencial, e, com a entrega desses filtros, queremos garantir que essas famílias tenham acesso a um recurso básico e indispensável para sua saúde e bem-estar. É uma alegria contribuir com essa entrega e fazer parte de uma gestão que coloca o social no centro de suas ações, trabalhando incansavelmente para oferecer mais dignidade e qualidade de vida à população”, destacou a primeira-dama, Márcia Pinheiro.

Leia Também:  CCA realiza reunião em conjunto com a CECT e discutem sobre eleição do Conselho Tutelar

Entre os beneficiados, Santino de Almeida, de 74 anos, viúvo e morador do bairro Planalto, expressou sua satisfação. Ele frequenta as atividades do CCI, como ginástica, e comemorou o recebimento do filtro: “É uma surpresa maravilhosa. A água filtrada é muito melhor, e o filtro de barro tem uma qualidade incrível. Estou muito feliz por receber esse presente.”

Nelly Cetubal da Rocha, de 73 anos, que também frequenta há muito tempo o CCI Aidee Pereira, compartilhou sua gratidão. Solteira, mãe, avó e bisavó, Nelly participa das atividades físicas e aguarda ansiosa pela retomada das aulas de dança. Sobre o filtro de barro, ela comentou: “É um benefício maravilhoso. Água filtrada de qualidade faz toda a diferença. Estou muito feliz por ter sido agraciada com esse presente.”

Ao todo, cada CCI da capital será contemplado com 100 filtros, totalizando 400 já destinados a idosos e famílias em situação de vulnerabilidade social. O Fundo Social Solidário continuará promovendo iniciativas voltadas para o combate às desigualdades e ao fortalecimento da assistência às famílias em situação de vulnerabilidade.

Leia Também:  Primeira-dama de MT destaca momento histórico do Estado com reajuste do Cofinanciamento pago aos municípios

“A ação reforça o compromisso da gestão em promover dignidade e saúde para as pessoas que mais precisam. Já entreguemos na semana passada, 150, para uma comunidade. Ao todo serão mil filtros de barro, entregues às famílias de baixa renda atendidas pelas unidades socioassistenciais da capital. Serão contempladas as famílias assistidas pelos Centros de Convivência para Idosos, Programa Siminina e nos bairros carentes da capital, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência”, concluiu a secretária adjunta de Assistência Social, Clausi Barbosa.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA