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Operação apreende cigarros eletrônicos no Shopping Popular

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A Polícia Rodoviária Federal e Receita Federal deflagraram nesta quarta-feira (13) uma operação de combate ao contrabando de comércio de cigarros eletrônicos, os chamados vapes e pods. A ação foi realizada no Shopping Popular, em Cuiabá. Mais de R$ 2 milhões em mercadorias foram apreendidos.

Em vídeos divulgados é possível ver agentes dos órgãos de fiscalização recolhendo as mercadorias das lojas e colocando-as em um caminhão baú.

Os cigarros eletrônicos e seus acessórios são proibidos no Brasil desde 2009. Na última semana, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) decidiu manter a restrição após analisar os impactos à saúde.

Apesar da proibição, o consumo do ítem tem crescido cada vez mais principalmente entre a população mais jovem. Pesquisas apontam que os usuários podem desenvolver quadros de infecções secundárias, como pneumonias e infecções brônquicas.

De acordo com a assessoria da PRF, foram confiscados 90 volumes avaliados em aproximadamente R$ 2 milhões. Todos os itens confiscados tinham sua circulação proibida em território nacional.

O crime de contrabando está previsto no Código Penal Brasileiro e a pena pode chegar a 5 anos de reclusão. “Os responsáveis serão representados para fins penais pelo Ministério Público”, disse comunicado da Polícia Rodoviária Federal.

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Sebrae/MT impulsiona pequenos negócios da gastronomia local com “Resenha Cuiabana”

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Com foco no fortalecimento da economia local e na valorização dos sabores regionais, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) promove a “Resenha Cuiabana”. O evento, que será realizado nos dias 27 e 28 de junho, no Goiabeiras Shopping, em Cuiabá, e contará com hambúrgueres, doces típicos de festa junina, bebidas e pratos tradicionais da culinária local.

A expectativa é de receber cerca de 2 mil pessoas ao longo dos dois dias de programação. De acordo com Lucas Vasconcelos, gestor regional de Alimentos e Bebidas do Sebrae/MT na Baixada Cuiabana, a proposta é criar um ambiente de convivência, troca de experiências e geração de oportunidades para negócios que expressam a identidade da capital e de seu entorno.

“A Resenha Cuiabana foi idealizada para valorizar a identidade regional e proporcionar um entretenimento acolhedor para todas as famílias, destacando o que há de mais autêntico na nossa identidade”, diz Vasconcelos.

Segundo o gestor, a Rota da Cerveja Artesanal será um dos principais destaques da feira. “Com o circuito, os empreendedores poderão alcançar novos perfis de consumidores e fortalecer a cadeia produtiva, atraindo mais turistas para o estado”, complementa.

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Uma das participantes da Resenha Cuiabana é a empresária Thamme Iaworski, proprietária do restaurante D’Marias. Para ela, a feira é uma oportunidade de popularizar sua receita de maria izabel e farofa de banana e aumentar o faturamento.

“Além de ampliar a receita e nos comunicar com um público de todas as idades, vamos oferecer descontos para os clientes que quiserem conhecer nossos produtos”, antecipa.

Ao todo, oito pequenos empreendedores da gastronomia estarão na “vitrine” da exposição: cervejarias Cuiaverá e Xaraes, Rock Burger, Loul Doces, Duda Espetos, D’Marias, Pipocake e Pitadinhas de Amor.

O evento já integra o calendário afetivo do Goiabeiras Shopping, promovendo encontros que celebram as raízes cuiabanas e fortalecem os laços com a nossa cultura.

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