Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Prefeitos do Vale do Guaporé começam a apresentar demandas a Pedro Taques

Publicados

MATO GROSSO

Vila Bela da Santíssima Trindade, MT – O governador Pedro Taques deu início nesta sexta-feira (18.03) em Vila Bela da Santíssima Trindade, ao atendimento às demandas da região. No total, 22 prefeitos fazem parte dos consórcios intermunicipais Vale do Guaporé e Nascentes do Rio Pantanal. Neste sábado, uma reunião ampliada com todos será base para um plano de trabalho voltado a estas cidades.

Gilvan Aparecido de Oliveira, prefeito de Porto Esperidião, cidade que foi contemplada com um convênio no valor de R$ 700 mil para construção e reforma de pontes durante a abertura dos trabalhos em Vila Bela, levou outras demandas ao governador, especialmente na área de pavimentação. “O fato de o governador ter vindo mostra que ele quer nos ajudar. Foi uma iniciativa muito boa trazer o governo para perto das nossas cidades, que estavam esquecidas”, disse o prefeito.

A prefeita em exercício de Conquista D’Oeste, Maria Lúcia Porto, também discutiu as demandas da cidade com Pedro Taques. “Aproveitamos a oportunidade de que o governo esteja aqui e já falamos sobre nossas necessidades em saúde, educação e segurança. O governador pediu para oficializarmos essas demandas até o dia 30 para que ele possa fazer os encaminhamentos aos secretários.”

Neste sábado, Po governador do Estado presidirá uma reunião ampliada com todos os prefeitos do Vale do Guaporé e Nascentes do Rio Pantanal, a partir das 14h30, no Palácio dos Capitães Generais, onde foi instalada a sede do Executivo estadual.

“Já dissemos isso antes e repetimos agora: ninguém será deixado para trás. Nós nos importamos com o interior e vamos levar toda a estrutura possível para ouvi-los e atendê-los. Nós passamos, mas o Estado continua e vamos fazer com que ele continue muito melhor quando sairmos”, afirmou Pedro Taques.

Leia Também:  Secel oferece curso de prestação de contas para trabalhadores da cultura selecionados em editais

Vila Bela, fundada em 1752, foi a primeira capital da Capitania de Mato Grosso e o ato de passagem simbólica da Capital de Mato Grosso para a cidade é um reconhecimento a seu valor histórico. O ato foi oficializado pela Lei 10.377, publicada em 02 de março, que prevê esta mudança todos os anos, sempre no dia 19 de março, aniversário do município.

Programação

Às 16h de hoje o governador Pedro Taques participa da instalação da sede da Assembleia Legislativa, na Câmara de Vereadores do município.  A programação cultural ocorre a partir das 20h, com apresentações da Orquestra de Chiquitos; Conguinho; Choradinho e os Mascarados, de Poconé.

No sábado, a partir das 08h, ocorrem a tradicional Missa Comemorativa do aniversário da cidade e desfile cívico, na Praça Central. Às 10h30, o governador Pedro Taques terá reunião com representantes dos movimentos em defesa da igualdade racial.

Às 14h, Taques continua as reuniões com os prefeitos e vereadores de toda a região. À noite haverá apresentação de Siriri e Cururu, Dança do Chorado e show nacional com Margareth Menezes.

Sexta-feira, 18 de março

14h – Visita ao Museu Joaquim Marcelo Profeta da Cruz

14h30 – Reunião entre Coordenadores das Regiões Integradas de Segurança

Local: Palácio dos Capitães Generais

20h Shows Artísticos

Local: Espaço Cultural – Rua Municipal

Apresentações: Orquestra de Chiquitos, Conguinho, Choradinho, Mascarados – Grupo de Poconé

Meia noite – Queima de Fogos (Acompanhado pelo Grupo Aurora do Quariterê) e Serenata pelo centro de Vila Bela

Sábado, 19 de março

08h – Tradicional Missa Comemorativa

Leia Também:  Governador afirma que gestão fiscal eficiente tem fortalecido a economia em MT

Local: Igreja Matriz – Praça Central

09h30 – Desfile Cívico

Local: Praça Central – Rua Pouso Alegre

10h30 – Reunião com representantes dos movimentos de defesa da igualdade racial

Local: Gabinete do Governador – Palácio dos Capitães Generais

12h – Tradicional Almoço Comunitário

Local: Centro Comunitário Paroquial São Francisco de Assis.

14h – Reunião com os Prefeitos dos Consórcios do Vale do Guaporé e Nascentes do Pantanal

Local: Palácio dos Capitães Generais

Agenda cultural

Sexta-feira, 18 de março

14h – Mesa Debate: Cinema Negro / História de Vila Bela

Local: Plenário da Câmara Sarriol Profeta da Cruz (Câmara Municipal).

15h – Mesa Debate: Políticas Territoriais e Promoção da Igualdade Racial

Local: Plenário da Câmara Sarriol Profeta da Cruz (Câmara Municipal)

18h – Cine Ruínas

Local: Tenda Espaço Ruína – Travessa do Palácio, esquina com a Rua Municipal

Filme: Vila Bela de Colores e curtas que retratam a cinematografia negra

18h30 – Grupo Curimba – Repique Novo Capoeira

Local: Espaço Cultural. Rua: Municipal

19h – Lançamento do Livro: Pérolas Negras: as mulheres de Vila Bela e a luta pela identidade Autora: Silviane Ramos Lopes da Silva

Local: Espaço Cultural

Sábado, 19 de março

18h – Cine Ruínas

Local: Tenda Espaço Ruínas. Rua:Travessa do Palácio esquina com a Rua Municipal

Filme: Vila Bela e Ruínas e outras cinematografias

Apresentação dos alunos do Projeto Musicar (ao longo do dia)

Local: Espaço Cultural

19h30 – Show de Encerramento

Local: Praça Cultural de Eventos

Apresentações: Siriri e Cururu de Nossa Senhora do Livramento, Dança do Chorado, Ana Rafaela & Lorena Ly, Margareth Menezes

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Sebrae/MT impulsiona pequenos negócios da gastronomia local com “Resenha Cuiabana”

Publicados

em

Com foco no fortalecimento da economia local e na valorização dos sabores regionais, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) promove a “Resenha Cuiabana”. O evento, que será realizado nos dias 27 e 28 de junho, no Goiabeiras Shopping, em Cuiabá, e contará com hambúrgueres, doces típicos de festa junina, bebidas e pratos tradicionais da culinária local.

A expectativa é de receber cerca de 2 mil pessoas ao longo dos dois dias de programação. De acordo com Lucas Vasconcelos, gestor regional de Alimentos e Bebidas do Sebrae/MT na Baixada Cuiabana, a proposta é criar um ambiente de convivência, troca de experiências e geração de oportunidades para negócios que expressam a identidade da capital e de seu entorno.

“A Resenha Cuiabana foi idealizada para valorizar a identidade regional e proporcionar um entretenimento acolhedor para todas as famílias, destacando o que há de mais autêntico na nossa identidade”, diz Vasconcelos.

Segundo o gestor, a Rota da Cerveja Artesanal será um dos principais destaques da feira. “Com o circuito, os empreendedores poderão alcançar novos perfis de consumidores e fortalecer a cadeia produtiva, atraindo mais turistas para o estado”, complementa.

Leia Também:  Secel oferece curso de prestação de contas para trabalhadores da cultura selecionados em editais

Uma das participantes da Resenha Cuiabana é a empresária Thamme Iaworski, proprietária do restaurante D’Marias. Para ela, a feira é uma oportunidade de popularizar sua receita de maria izabel e farofa de banana e aumentar o faturamento.

“Além de ampliar a receita e nos comunicar com um público de todas as idades, vamos oferecer descontos para os clientes que quiserem conhecer nossos produtos”, antecipa.

Ao todo, oito pequenos empreendedores da gastronomia estarão na “vitrine” da exposição: cervejarias Cuiaverá e Xaraes, Rock Burger, Loul Doces, Duda Espetos, D’Marias, Pipocake e Pitadinhas de Amor.

O evento já integra o calendário afetivo do Goiabeiras Shopping, promovendo encontros que celebram as raízes cuiabanas e fortalecem os laços com a nossa cultura.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA