SAÚDE
Covid mata 5 pessoas em Mato Grosso nas últimas 24h
SAÚDE
A covid-19 provocou 5 novas mortes em Mato Grosso nas últimas 24 horas. O dado consta no painel do coronavírus atualizado diariamente pela Secretaria de Estado de Saúde (SES).
Conforme a atualização, Mato Grosso passou a contabilizar 797.309 contágios, dos quais em 765.314 casos as pessoas infectadas se recuperaram do vírus.
Contudo, ainda conforme os dados divulgados pela SES nesta sexta-feira (15), há também 16.170 pessoas em isolamento domiciliar, além de 455 internações.
Atualmente, a taxa de ocupação de Unidades de Terapia Intensiva é de 62,92%, enquanto a mesma taxa relacionada às enfermarias está na casa dos 16%.
Prevenção
O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo vírus. Entre as medidas estão:
– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
– Evitar contato próximo com pessoas doentes;
– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
SAÚDE
Várzea Grande tem 5 dias para responder a exigências ou enfrentará intervenção estadual
A situação do Hospital e Pronto Socorro de Várzea Grande, no estado de Mato Grosso, é alarmante. Uma vistoria realizada pelo Ministério Público em 11 de novembro de 2024 revelou condições críticas de funcionamento da unidade, o que já foi amplamente noticiado pela imprensa local. A vistoria identificou uma série de problemas estruturais e administrativos que demandam ação imediata para evitar o agravamento da situação e garantir a qualidade no atendimento à população.
Diante da gravidade do cenário, a Promotoria de Justiça de Várzea Grande convocou uma audiência extrajudicial para o dia 18 de novembro de 2024, às 14h00, na sede das Promotorias de Justiça do município. Foram convocados para a audiência representantes da Procuradoria-Geral Municipal, da Secretaria Municipal de Saúde, do Conselho Municipal de Saúde, do Conselho Regional de Medicina, da direção do Hospital e Pronto Socorro, e do Escritório Regional de Saúde da Baixada Cuiabana.
Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde e a direção do hospital foram orientadas a apresentar, no prazo de cinco dias, os contratos e comprovantes de pagamento relativos ao exercício de 2024, com empresas terceirizadas responsáveis por serviços essenciais como fornecimento de imagem, padaria, lavanderia, água mineral, manutenção de aparelhos de ar-condicionado e transporte de UTI terrestre.
Caso essas informações não sejam entregues dentro do prazo estipulado, a gestão da saúde pública no município poderá sofrer intervenção por parte das autoridades competentes. A urgência da situação exige uma resposta rápida e eficaz para garantir o atendimento adequado à população e a melhoria das condições de funcionamento do hospital.
-
CUIABÁ6 dias atrás
PM apreende 951 porções de entorpecentes e prende homem por tráfico de drogas
-
MATO GROSSO3 dias atrás
Brasileiros na Bolívia: alunos de medicina relatam maus-tratos em internatos hospitalares
-
MATO GROSSO6 dias atrás
VÍDEO: Adolescente de 13 Anos Foge de Casa em Campos de Júlio e Relata Maus-Tratos em Vídeo
-
TV TONINHO DE SOUZA3 dias atrás
VÍDEO: Uma onda de “Matança de Cachorros” provocou medo e revolta entre os moradores do bairro São Francisco, em Várzea Grande (MT).
-
CUIABÁ1 dia atrás
VÍDEO: O preço alto dos ingressos estipulado pela diretoria do Cuiabá afastou o público e Cuiabá X Flamengo jogam numa Arena Pantanal quase vazia.
-
CUIABÁ3 dias atrás
VÍDEO: Um acidente com moto na tarde desta segunda-feira, na avenida Miguel Sutil, em Cuiabá, deixou o trânsito congestionado, no trevo de acesso ao Centrode Eventosdo Pantanal.
-
MATO GROSSO2 dias atrás
VÍDEO: bombeiros resgatam mulher que caiu de viaduto próximo à Arena Pantanal, em Cuiabá
-
CUIABÁ6 dias atrás
Governo de MT investe mais de R$ 36 milhões em modernização e estrutura de novas delegacias