Search
Close this search box.
CUIABÁ

SAÚDE

Covid-19: seis capitais começaram a vacinar crianças de 3 a 5 anos

Publicados

SAÚDE

Seis capitais iniciaram hoje (18) a vacinação contra covid-19 em crianças de 3 a 5 anos de idade. São Luis (MA), Manaus (AM), Salvador (BA), Fortaleza (CE), Belém (PA) e Boa Vista (RR) já estão vacinando crianças conforme a recomendação do Ministério da Saúde e a autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), ambas divulgadas na semana passada. A cidade do Rio de Janeiro foi a primeira a dar início à vacinação de parte deste grupo na última sexta-feira (15).

Até então, a imunização contra covid-19 só podia ser feita em crianças a partir de 5 anos. Crianças de 3 a 5 anos deverão ser imunizadas com a Coronavac.

Na capital amazonense, 37 pontos oferecem a vacina para as crianças. Na área rural, ribeirinha e terrestre, a imunização segue o calendário de visitas dos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e das Unidades Básicas de Saúde Fluvial (UBSF) para cada localidade. 

“Estamos felizes em dar mais esse passo, ampliando a faixa etária das crianças que podem ser vacinadas e protegidas contra o coronavírus”, disse o prefeito de Manaus, David Almeida.

Já em Fortaleza, a vacinação infantil está sendo realizada nos shoppings Central, Iguatemi, RioMar Fortaleza e RioMar Kennedy, Sesi Parangaba, drive-thru do Centro de Eventos e postos de saúde que têm sala de vacinação Covid-19. É importante levar o documento de identificação da criança, o número do Cartão Nacional de Saúde e também uma identificação com foto do acompanhante da criança.

Leia Também:  VÍDEO: O médico e Deputado Estadual, Dr. João, quer levar o atendimento oncológico aos municípios polos de Mato Grosso.

Em Boa Vista, crianças de 3 a 5 anos anos podem se imunizar em 13 unidades básicas de saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h. Em Salvador, são 37 postos de saúde espalhados por todas as regiões da cidade, funcionando de 8h às 16h.

O Rio de Janeiro iniciou na semana passada a vacinação de crianças a partir de 4 anos. A vacinação de crianças de 3 anos terá início na próxima quarta-feira (20).

Distrito Federal

O Distrito Federal iniciou na tarde de hoje a distribuição de todo o estoque de Coronavac para os mais de 70 pontos de vacinação infantil, mas ainda não confirmou o início efetivo da imunização para o novo público alvo. 

“No momento, a SES [Secretaria Estadual de Saúde do DF] aguarda a nota técnica do governo federal com as instruções sobre a vacinação do novo grupo (dosagem; novos envios de lotes; prazos de reforço; entre outros)”, informou a secretaria à reportagem.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

SAÚDE

Várzea Grande tem 5 dias para responder a exigências ou enfrentará intervenção estadual

Publicados

em

A situação do Hospital e Pronto Socorro de Várzea Grande, no estado de Mato Grosso, é alarmante. Uma vistoria realizada pelo Ministério Público em 11 de novembro de 2024 revelou condições críticas de funcionamento da unidade, o que já foi amplamente noticiado pela imprensa local. A vistoria identificou uma série de problemas estruturais e administrativos que demandam ação imediata para evitar o agravamento da situação e garantir a qualidade no atendimento à população.

Diante da gravidade do cenário, a Promotoria de Justiça de Várzea Grande convocou uma audiência extrajudicial para o dia 18 de novembro de 2024, às 14h00, na sede das Promotorias de Justiça do município. Foram convocados para a audiência representantes da Procuradoria-Geral Municipal, da Secretaria Municipal de Saúde, do Conselho Municipal de Saúde, do Conselho Regional de Medicina, da direção do Hospital e Pronto Socorro, e do Escritório Regional de Saúde da Baixada Cuiabana.

Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde e a direção do hospital foram orientadas a apresentar, no prazo de cinco dias, os contratos e comprovantes de pagamento relativos ao exercício de 2024, com empresas terceirizadas responsáveis por serviços essenciais como fornecimento de imagem, padaria, lavanderia, água mineral, manutenção de aparelhos de ar-condicionado e transporte de UTI terrestre.

Leia Também:  VÍDEO: ENFERMEIRO PODE RECEITAR MEDICAMENTOS EM VG: A Câmara Municipal de Várzea Grande, aprovou um projeto de lei de autoria do vereador @enfermeiroemerson que regulamenta no município, uma lei Federal, que autoriza o profissional da enfermagem a "Receitar" alguns medicamentos.

Caso essas informações não sejam entregues dentro do prazo estipulado, a gestão da saúde pública no município poderá sofrer intervenção por parte das autoridades competentes. A urgência da situação exige uma resposta rápida e eficaz para garantir o atendimento adequado à população e a melhoria das condições de funcionamento do hospital.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA