SAÚDE
TCE-MT realiza 2ª campanha de doação de sangue de 2024
SAÚDE
A ação visa não só o bem estar físico, mas também social dos servidores e da população em geral
Reforçando a importância da doação de sangue, o Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), em parceria com o MT-Hemocentro, realizou a 2ª campanha de coleta de sangue de 2024. A iniciativa é da Secretaria Executiva de Gestão de Pessoas do Tribunal, por meio do Núcleo de Qualidade de Vida no Trabalho (NQVT), e visa não só o bem estar físico, mas também social dos servidores e da população em geral. O ônibus do banco de sangue público esteve na sede do TCE nesta quarta (7) e quinta-feira (8).
Doador de sangue desde 2022, o assessor jurídico do TCE-MT, Luiz Guilherme da Costa e Silva, conta que foi sensibilizado por uma campanha de doação de autoria do Tribunal de Contas e desde então, nunca mais deixou de doar. “E ainda me tornei um incentivador, pois na minha família não tinha nenhum doador de sangue e hoje temos vários, que se espelharam em mim. Isso me deixa muito feliz.”
O servidor terceirizado, José Gonçalves, já trilha o caminho da doação de sangue há quase 10 anos e se diz motivado com a parceria entre o TCE e o MT-Hemocentro, que tornou suas doações ainda mais cômodas e prazerosas. “Ter um banco de coleta dentro do nosso serviço é incrível, não tem desculpa de falta de tempo ou dificuldades na logística. A gente faz o bem dando apenas alguns passos do nosso ambiente de trabalho.”
Crédito: Thiago Bergamasco/TCE-MT |
Uma bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas. |
A enfermeira do MT-Hemocentro, Claudete Sato, salientou a importância de cada bolsa de sangue recebida, lembrando que uma doação pode salvar até quatro vidas. “Além da boa intenção, o doador precisa se atentar aos pré-requisitos necessários para realizar a doação e respeitar o intervalo mínimo entre uma doação e outra, sendo dois meses para os homens e três meses para as mulheres, ou seja, o doador do sexo masculino pode doar até quatro vezes ao ano, enquanto o sexo feminino pode doar três vezes.”
Além de abastecer o único banco de sangue público de Mato Grosso, as doações realizadas no MT-Hemocentro também compõem o serviço prestado pelo ambulatório da instituição, que atende atualmente cerca de 3 mil pacientes de todo o estado. “Este sangue ajuda no tratamento de doenças hematológicas não oncológicas diagnosticadas em pacientes adultos e pediátricos. Então, quando um doador faz esse ato de amor, ele está garantindo a vida desses pacientes que passam a vida toda tratando essas doenças no ambulatório, porque esse sangue vai ser preparado exclusivamente para essas pessoas”, explica a servidora do NQVT, Luciana Salem.
Ela ainda frisa que o sangue é um tecido vivo, que a ciência não consegue reproduzir, e destaca que não existe nenhum produto que possa substituí-lo. “Muito pelo contrário, os fatores de coagulação, as plaquetas baixas, tudo isso depende exclusivamente do sangue que só pode ser doado. Então, quando uma pessoa realiza a doação, ela está salvando vidas.”
MATO GROSSO
Hospital Central terá ala pediátrica para atendimento de casos de alta complexidade
Na unidade, estão previstos 51 leitos clínicos, 18 leitos de Cuidados Intensivos, 30 leitos de Terapia Intensiva na especialidade da pediatria
O Hospital Central, unidade que é construída pelo Governo de Mato Grosso em Cuiabá, terá uma ala pediátrica destinada ao atendimento de casos de alta complexidade em saúde. Na unidade, estão previstos 51 leitos clínicos, 18 leitos de Cuidados Intensivos, 30 leitos de Terapia Intensiva e quatro leitos de observação para a Urgência e Emergência na especialidade da pediatria.
O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, destaca que a obra do Hospital Central já está 95% concluída.
“O Hospital Central é um sonho que ficou adormecido por 34 anos em Mato Grosso. A gestão do governador Mauro Mendes aprimorou e ampliou o projeto deste hospital e, hoje, a nossa população pode sonhar com algo maior, que está muito próximo de se tornar realidade. Essa unidade contará com leitos pediátricos para casos de alta complexidade e possibilitará a realização de procedimentos que ainda precisam ser feitos fora do estado, devido ao grau de complexidade”, explica.
A estrutura do Hospital Central, que ficou 34 anos abandonada, será dedicada às demandas de alta complexidade em saúde e recebe investimentos de R$ 221,8 milhões em obras. A previsão de término da obra é para 2024. A unidade deve entrar em funcionamento em 2025.
O secretário adjunto de Gestão Hospitalar da SES, Oberdan Lira, destaca que o Hospital Central atuará como uma unidade de referência para a pediatria em Mato Grosso. Pacientes que serão atendidos pela unidade serão transferidos de outros hospitais para o atendimento.
“Todos os pacientes que irão para o Hospital Central serão transferidos por outros hospitais por meio da regulação. No centro cirúrgico, teremos inovação tecnológica e equipamentos modernos, para que possamos garantir o melhor tratamento e a melhor forma de recuperar esse paciente, além de ofertar especialidades de alta complexidade, como neurocirurgia e cardiologia pediátrica”, destacou.
Dentre as demais especialidades previstas para o hospital, também estão cardiologia, neurologia, vascular, ortopedia, otorrinolaringologia, urologia, ginecologia, infectologia e cirurgia geral. A unidade terá capacidade total para oferecer 1.990 internações, 652 cirurgias, 3.000 consultas especializadas e 1.400 exames por mês.
O novo projeto prevê o total de 60 leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 230 leitos de enfermaria. Além disso, a unidade de alta complexidade vai dispor um total de 290 leitos voltados para o atendimento de toda a população mato-grossense.
A secretária-adjunta de Obras da SES, Mayara Galvão, destaca que a fase final da obra é a etapa que demanda mais tempo devido à complexidade na execução dos acabamentos e instalação de equipamentos.
“Essa é uma obra de grandíssimo porte e a fase mais trabalhosa já passou. Porém, a etapa final, que é de acabamentos e instalação de equipamentos, demanda mais tempo para a sua perfeita execução, sobretudo quando há um padrão de excelência a ser seguido. As equipes de obras da SES trabalham intensamente para entregar esse importante hospital à população do estado”, finaliza.
-
MATO GROSSO4 dias atrás
Conceel-EMT participa do IX Encontro de Conselhos de Consumidores de Energia da região Nordeste
-
CUIABÁ6 dias atrás
VÍDEO: Candidato à prefeito de Cuiabá, o Deputado Estadual Eduardo botelho diz que investirá em mobilidade urbana e que buscará parcerias com parlamentares para garantir recursos para as obras.
-
MATO GROSSO3 dias atrás
Descontos, produtos e atendimento de qualidade são essenciais para fidelizar consumidores
-
MATO GROSSO3 dias atrás
Mauro Mendes entrega duplicação de 18 km da BR-163 entre Diamantino e Nova Mutum, impulsionando logística e agronegócio
-
MATO GROSSO7 dias atrás
Durante Fórum Internacional da Agropecuária, governador defende punições severas para desmatamento ilegal
-
MATO GROSSO6 dias atrás
VÍDEO: Produtora rural chora por destruição de fazenda pelo fogo, no município de Nova Xavantina, em Mato Grosso.
-
MATO GROSSO3 dias atrás
Investimentos em infraestrutura impulsionam apoio empresarial à reeleição de Kalil Baracat em Várzea Grande
-
MATO GROSSO5 dias atrás
Loja de eletrodomésticos é destruída pelo fogo em VG