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Alunos da Escola Técnica Estadual de Rondonópolis são finalistas em feira de ciências da USP

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Já pensou em um semáforo que, de forma automática, se reprograma para que a passagem de uma ambulância ou um veículo de resgate seja realizada de forma segura? Essa foi a ideia desenvolvida por alunos da Escola Técnica Estadual de Rondonópolis (MT) e selecionada para a etapa final da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace 2024), promovida pela Universidade de São Paulo (USP).

Sob orientação do professor do Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas, Fabiano Keiji Taguchi, os estudantes criaram o conceito “Ambutech” de mobilidade urbana, uma solução voltada especificamente para o tráfego de ambulâncias e veículos de resgate, com o objetivo de otimizar o deslocamento destes veículos para o atendimento de ocorrências. Participam do projeto os alunos: João Victor Gonzales dos Santos, Yuri Lázaro Ferreira Gonçalves e Caio Alexandre Queiroz Carvalho.

A ideia inovadora foi selecionada durante a XV Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso (Mecti), organizada pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci). O evento, realizado na Faculdade de Tecnologia do Senai-MT (Fatec), foi direcionado a estudantes do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental, Ensino Médio e alunos do ensino técnico e profissionalizante.

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O protótipo, que começou a ser construído em julho, faz uso de sensores para detecção de aproximação de ambulâncias e veículos de resgate, para que o semáforo se reprograme automaticamente, permitindo a passagem segura dos veículos em cruzamentos, contribuindo, assim, para a segurança e fluidez do trânsito naquela área.

“A oportunidade de participar da Feira Brasileira de Ciências, uma das mais importantes feiras do tipo do Brasil, é gratificante. É uma chance valiosa de apresentar os frutos dos projetos desenvolvidos em sala de aula juntos com nossos alunos. Nossa expectativa é grande, pois essa participação não apenas nos permite compartilhar conhecimento e experiências com professores e estudantes de todo o país, mas também contribui significativamente para o avanço da ciência e tecnologia”, conta o professor Fabiano KeiTaguchi.

Desde 2003, a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) é um programa de talentos em ciências e engenharia que estimula a cultura científica, o saber investigativo e a inovação, impulsionando o empreendedorismo e a troca de experiências e informações entre alunos e professores da educação básica e técnica de todo o Brasil.

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Além de medalhas e troféus para os melhores finalistas de cada categoria, os estudantes também podem receber equipamentos eletrônicos, certificados de diversas organizações e empresas, entre outros prêmios concedidos com apoio de parceiros da feira.

A cerimônia de premiação está prevista para ocorrer, de forma presencial, entre os dias 18 e 22 de março de 2024, na sede da Universidade de São Paulo (USP), na capital paulista, com transmissão ao vivo pelo canal da FEBRACE.

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Audiência pública sobre obras inacabadas do BRT em Cuiabá é marcada pela ausência do governo estadual

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Na tarde desta sexta-feira (14), a Câmara Municipal de Cuiabá sediou uma audiência pública convocada pela Comissão de Obras, com o intuito de discutir os avanços e os desafios das obras do BRT na cidade. Presidida pelo vereador Alex Rodrigues, a audiência contou com a presença dos vereadores Dídimo Vovô, Ildes Taques, Demilson Nogueira, Dilemário Alencar, Jefferson Siqueira, Eduardo Magalhães, Paula Calil e Daniel Monteiro.

O evento também reuniu representantes de diversas entidades e órgãos importantes, como Paulo Cesar (Diretor de Trânsito da SEMOB), Kamila Auxiliadora (Conselho de Arquitetura e Urbanismo), Juliano Brustolin (Vice-presidente da Comissão de Acompanhamento Legislativo), Junior Macagnam (Presidente da CDL), Sebastião Belém (Secretaria de Obras Públicas), José Ademir dos Santos Junior (Empresa J. Prime), Pedro Aquino (Presidente da ASSUT – MT e da Associação dos Usuários do Transporte Público de Cuiabá), Álvaro Bezerra (Diretor da ACEC), Nicolau Cesar (Diretor da SEMOB) e Mauro (Pastoral do Imigrante).

Apesar da ampla participação de autoridades e especialistas, a audiência foi marcada por uma ausência significativa: o governo do estado, responsável pelas obras, não enviou nenhum representante. A ausência foi bastante impactante, considerando que foram 45 dias de organização para a devida audiência. A falta de explicações sobre o andamento da obra e os atrasos no cronograma gerou revolta entre os presentes.

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O presidente da Comissão de Obras, Alex Rodrigues, não escondeu a frustração com a ausência do governo estadual. “A política seria da resultado, a politicagem não. Gostaríamos de saber pelos responsáveis o prazo, o cronograma e o projeto, mas isso não vai diminuir o trabalho da Câmara Municipal de Cuiabá. Vamos continuar nosso trabalho e convidá-los para a próxima reunião da comissão de obras”, afirmou Alex Rodrigues, ressaltando que a população está cobrando respostas sobre o andamento da obra. “Quem nos elegeu está cobrando, que é o povo. O povo não está aqui na audiência porque está trabalhando, tem hora para chegar e sair. E o BRT era para ser um auxílio no dia a dia das pessoas”, completou.

Os impactos das obras inacabadas

Os atrasos nas obras do BRT têm gerado sérios impactos no trânsito de Cuiabá, com reflexos visíveis em várias regiões da cidade. A situação é especialmente crítica em avenidas como a do CPA e Fernando Corrêa, onde as obras têm causado congestionamentos e dificultado o deslocamento da população. A Avenida Tenente Coronel Duarte (Prainha), um dos principais pontos críticos da obra, ainda não conta com uma solução definitiva para os alagamentos que comprometem a operação dos ônibus elétricos planejados para o sistema.

Além disso, os atrasos têm origem em um impasse entre o governo do estado e o Consórcio Construtor BRT Cuiabá, liderado pela Nova Engevix Engenharia e Projetos S/A. O consórcio, contratado em 2022 por R$468 milhões, afirma que o anteprojeto da obra não previu soluções essenciais, como a macrodrenagem da Prainha, o que tem dificultado a execução do cronograma e gerado mais atrasos.

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Propostas de soluções e próximos passos

Durante a audiência, os vereadores presentes reafirmaram seu compromisso em buscar soluções para destravar a obra e atender às necessidades da população cuiabana. Como próximo passo, os membros da Comissão de Obras Públicas realizarão uma visita técnica aos canteiros de obra para avaliar de perto os avanços e os desafios enfrentados pelo projeto.

“Nosso compromisso é com os cuiabanos. Essa obra precisa andar e atender às necessidades da população”, enfatizou Alex Rodrigues. A visita técnica servirá para que os vereadores possam verificar, pessoalmente, o andamento da obra e buscar alternativas para acelerar sua execução.

A audiência pública foi uma tentativa de dar transparência ao processo e de envolver a população nas discussões sobre o futuro do BRT. A participação dos cidadãos é essencial para que suas demandas sejam ouvidas e consideradas nas decisões que impactam o desenvolvimento da cidade. A Câmara Municipal de Cuiabá continuará a realizar reuniões e audiências sobre o tema, buscando uma solução definitiva para as obras inacabadas que afetam o cotidiano dos cuiabanos.

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