MATO GROSSO
Bope forma militares de oito Estados no 17º Curso de Patrulhamento em Ambiente Rural
MATO GROSSO
Dezessete policiais militares de oito Estados brasileiros concluíram o 17º Curso de Patrulhamento em Ambiente Rural (CPAR), ofertado pelo Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar de Mato Grosso. A cerimônia de formatura foi realizada na noite desta sexta-feira (10.11), no Quartel do Comando-Geral da PMMT.
Durante cerca de um mês, policiais de Mato Grosso, Distrito Federal, Roraima, Paraná, Rondônia, Pernambuco, Tocantins e Goiás receberam capacitações teóricas e práticas sobre o gerenciamento de operações complexas de combate a crimes violentos contra o patrimônio e uso de recursos tecnológicos para busca e captura de criminosos.
O comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel Alexandre Corrêa Mendes, destacou o trabalho o Bope, que realiza o curso desde o ano de 2011, e ressaltou a importância da integração das polícias militares para um trabalho conjunto de combate a criminalidade, como ocorrido na Operação Canguçu, que integrou o trabalho de vários Estados, no primeiro semestre do ano.
“Quando juntamos policiais de outros estados, conseguimos ver que a Polícia Militar é uma só, enfrentando dilemas próximos e com o objetivo comum de combate a criminalidade. Enfrentamos uma operação longa e bem sucedida, no início do ano, com o trabalho conjunto de Estados vizinhos e parceiros, e isso aumenta a união e fortalece nossos laços. Quem ganha com isso é a PMMT, mas também todos os Estados e, principalmente, o cidadão de bem”, afirmou.
O comandante em exercício do Bope, major Saulo Monteiro, destacou que o Batalhão já formou mais de 400 policiais militares de diversos Estados e que o curso tem como base as experiências de ocorrências complexas reais, buscando mostrar aos alunos a evolução bem sucedida de combate ao crime.
“O curso é constantemente adaptado de acordo com as experiências reais como a Operação Canguçu, por exemplo. Trouxemos aos alunos as diversas inovações utilizadas na ocorrência, como uso de drones com imagem termal, equipamentos de visão noturno, armamentos modernos, entre outros, trazendo essas ações práticas positivas que se voltaram na preservação de vidas de policiais e cidadãos, além da captura e neutralização de criminosos”, finalizou.



MATO GROSSO
Exemplos de resiliência e amor incondicional, mães da AACCMT são homenageadas

Em celebração ao Dia das Mães, a Associação de Amigos das Crianças com Câncer de Mato Grosso (AACCMT) preparou uma homenagem especial às mães que acompanham seus filhos em tratamento oncológico.
A ação, realizada na sede da instituição, foi marcada por momentos de emoção, acolhimento e reconhecimento à força dessas mulheres que vivem uma rotina intensa de cuidados e esperança. O Dia das Mães é oficialmente celebrado no segundo domingo de maio.
Com uma programação repleta de afeto, as mães tiveram um momento de cuidado com a beleza, receberam lembrancinhas e um lanche da tarde elaborado com todo cuidado. Os voluntários também auxiliaram na organização.
Muitas delas deixam para trás suas cidades, empregos e rotinas para se dedicar integralmente aos filhos em tratamento, enfrentando incertezas diárias com coragem e fé.
“Essas mães representam o verdadeiro significado de amor incondicional. Elas são parceiras na luta, dão força quando falta, e carregam no olhar uma coragem que nos inspira”, destacou Benildes Aureliano Firmo, vice-presidente fundador da AACCMT.
Para muitas dessas mulheres, a AACCMT é mais do que um espaço de apoio – é um refúgio emocional e uma rede de solidariedade que acolhe cada mãe como parte de uma grande família.
“É gratificante contar com esse suporte para as famílias. Sempre fomos bem recebidas e como mãe ficamos felizes com esse cuidado”, afirmou Aparecida Maura, 33 anos. Ela é mãe de Izabelly Miranda, de 3 anos, que há um ano faz tratamento contra um neuroblastoma — tipo raro de câncer. As duas se mudaram de Cáceres para Cuiabá para realizar o tratamento.
Sobre a AACCMT
A AACCMT oferece hospedagem gratuita para crianças com câncer e um acompanhante. Os atendidos vêm principalmente do interior de Mato Grosso, de outros estados, de áreas indígenas e de outros países, que precisam de tratamento em centros especializados de oncologia pediátrica em Cuiabá. De acordo com o levantamento mais recente da diretoria, ao longo de 26 anos, a AACCMT atendeu 839 crianças e realizou mais de 22 mil atendimentos.
Doações
Todas as despesas da instituição, como água, luz, telefone, alimentação, produtos de higiene e capacitação de voluntários e funcionários, são custeadas por meio de doações, projetos, eventos e campanhas. As doações podem ser feitas pelo telefone: (65) 3025-0800.
-
MATO GROSSO4 dias atrás
Empresária lança em Cuiabá e-book para formar líderes femininas no mercado corporativo
-
MATO GROSSO2 dias atrás
Campo Verde sediará a 2ª edição do Fashion Week – O Algodão de MT Veste o Mundo
-
MATO GROSSO1 dia atrás
Conceel-EMT participa do VII Encontro dos Conselhos de Consumidores do Grupo Energisa em Rondônia
-
ARTIGOS1 dia atrás
Prerrogativas não se relativizam
-
MATO GROSSO3 horas atrás
Exemplos de resiliência e amor incondicional, mães da AACCMT são homenageadas