Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Municípios de MT são capacitados em respostas efetivas às emergências em saúde pública

Publicados

MATO GROSSO

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) apoiou a capacitação de cerca de 84 pessoas de 22 municípios em respostas às emergências em saúde pública. A oficina foi organizada pelo Ministério da Saúde e ocorre nesta quarta-feira e quinta-feira (27 e 28.09), no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá.

A proposta é que cada área ligada à saúde seja fortalecida para a detecção, notificação, investigação e resposta a eventos e agravos. O secretário adjunto de Atenção e Vigilância em Saúde da SES, Juliano Melo, cita como exemplo a pandemia pela Covid-19, que exigiu ações conjuntas dos entes federais, estaduais e municipais.

“Trabalhamos para fortalecer a Vigilância em Saúde no Estado, promovendo a colaboração entre instituições, setores e áreas técnicas envolvidos na temática. Entendemos que é por meio do diálogo e da troca de experiências que vamos melhorar a atuação de todos frente às emergências em saúde. Tivemos recentemente a pandemia pela Covid-19, uma emergência em saúde pública que exigiu que os governos federais, estaduais e municipais caminhassem juntos no enfrentamento da situação”, lembra Juliano.

Conforme a superintendente em exercício de Vigilância em Saúde da SES, Janaína Pauli, a oficina leva em consideração tanto os pontos fortes quanto os que necessitam de atenção no Estado. “Precisamos sempre aprimorar as práticas relacionadas à detecção, notificação, investigação e a resposta a eventos e ameaças à saúde em cada território”, entende Janaína.

Além do setor de Vigilância em Saúde da SES, o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs-MT), ligado à SES, também esteve à frente da oficina. A unidade desenvolve diversas ações no Estado, como identificação de emergências epidemiológicas de modo contínuo e sistemático por meio de notificação telefônica (Disque Notifica), eletrônica (E-notifica) e informações nos principais meios de comunicação.

“A rede também aperfeiçoa os mecanismos de triagem, verificação e análise das notificações para localizar e responder às emergências epidemiológicas, além de fortalecer a articulação entre a SES, as Secretarias Municipais de Saúde e outros órgãos e/ou instituições para o desencadeamento de resposta às emergências em saúde pública”, pontua Tatiana Belmonte, integrante do Cievs-MT.

A oficina

Participam desta capacitação profissionais do estado e dos municípios que atuam nas Vigilâncias Epidemiológica, Sanitária, Laboratorial, Ambiental, em Saúde do Trabalhador, Epidemiológica Hospitalar (VEH), além dos servidores dos Centros de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS).

Durante os dois dias de oficina, o grupo discutiu como o Departamento de Emergências em Saúde Pública do Ministério da Saúde atuação na preparação, vigilância e resposta às emergências em saúde pública. A equipe abordou ainda a atuação da Vigilância em Saúde no Estado do Mato Grosso. O resultado do encontro será um Plano de Ação integrado e dedicado às ações relacionadas a Vigilância em Saúde.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  PF prende 3 com helicóptero com cocaína e fuzil em fazenda de MT
Propaganda

MATO GROSSO

Audiência pública em Itanhangá discute qualidade dos serviços de energia elétrica no município

Publicados

em

Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT) estiveram na região de Itanhangá, onde participaram de uma audiência pública realizada na Câmara Municipal, com o objetivo de ouvir a população e debater as principais dificuldades enfrentadas no fornecimento de energia elétrica no município.

Durante o encontro, moradores, produtores rurais, comerciantes e autoridades locais relataram problemas recorrentes, como interrupções frequentes e prolongadas no fornecimento de energia, oscilações que causam prejuízos a equipamentos e atividades econômicas, falta de clareza nas cobranças das faturas, e qualidade dos serviços prestados.

O conselho reforçou seu compromisso de representar os interesses dos consumidores, encaminhando as demandas para a Energisa MT, atuando para promover melhorias no sistema elétrico de Mato Grosso.

“Sabemos que os problemas relatados são recorrentes e afetam diretamente a vida das pessoas, o comércio, a produção agrícola e todo o desenvolvimento do município. O CONCEEL vai levar essas demandas adiante e continuar cobrando ações efetivas que garantam um fornecimento de energia com qualidade, regularidade e respeito ao consumidor”, ressaltou o vice-presidente do CONCEEL-EMT, Benedito Paulo de Abreu.

Leia Também:  Enfrentamento à violência contra mulheres é tema de encontro estadual nesta quarta-feira (09)

Também participaram da audiência, o prefeito Emerson Sabatine, a vice-prefeita Veridiana Cavasin, o presidente da Câmara Irineu Sandeski, vereadores, além do coordenador de relacionamento da Energisa, Jorge Sírio, e o gestor de clientes da Energisa, Eliseu Nascimento.

Representaram o CONCEEL os conselheiros Jefferson Alves (classe Poder Público), Rafael Malheiros (classe Rural), Felipe Xavier (Fecomércio) e Walter Arruda (classe Residencial), que também é presidente da Federação Matogrossense de Associações de Moradores de Bairros (FEMAB).

Sobre o CONCEEL-EMT

O CONCEEL-EMT tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA