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Seplag realiza workshop itinerante para capacitação de servidores estaduais

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A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) promoveu mais uma edição do Workshop itinerante “Rumo à Eficiência”, nesta quinta-feira (13.06), no auditório da Controladoria Geral do Estado de Mato Grosso (CGE-MT).

Participaram do treinamento, coordenado pela Secretaria Adjunta de Patrimônio e Serviços da Seplag, os servidores da Fundação de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso (Fapemat), Companhia Mato-grossense de Gás (MTGas), MT Participações e Projetos S.A (MTPar), Companhia Mato-grossense de Mineração (Metamat) e MT Previdência (MTPrev).

A capacitação tem como objetivo atualizar os servidores sobre inovações nos processos internos das organizações da administração pública estadual. O ciclo de treinamentos, que começou com a equipe do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem), pretende alcançar todas as instituições, unidades e órgãos governamentais.

O público-alvo são servidores das áreas de finanças, orçamento, contabilidade, apoio logístico e administrativo, além dos responsáveis pela ordenação de despesas.

O secretário de Planejamento e Gestão de Mato Grosso, Basílio Bezerra, afirmou que o workshop faz parte das estratégias para otimização dos serviços internos da administração pública, como fornecimento de água, eletricidade e telefonia. Junto a esses, estão também as atividades relacionadas ao transporte, à manutenção de frotas, à aquisição de passagens e ao pagamento de diárias.

“A Seplag é um órgão estratégico e isso faz com que o nosso papel na gestão governamental seja elaborar ações, desenvolver mecanismos e criar instrumentos que garantam a eficácia da máquina pública”, afirma o secretário. Ele cita como exemplo de inovação e eficiência os sistemas de Concessão de Adiantamento (SICAD) e de Gestão de Viagens (SIGEV).

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Segundo ele, tão importante quanto desenvolver tecnologias é qualificar pessoas para que façam a utilização adequada desses recursos. “O processo de desenvolvimento e implantação de novas tecnologias precisa ser acompanhado do aperfeiçoamento das habilidades dos servidores. É nosso papel desenvolver ferramentas e, ao mesmo tempo, capacitar pessoal para o uso”, complementa o titular.

SICAD

O SICAD é uma ferramenta tecnológica oficial e essencial para a gestão da concessão e prestação de contas de adiantamentos de recursos. Desenvolvido pelas equipes das secretarias adjuntas de Patrimônio e Serviços e de Administração Sistêmica, ligadas à Seplag, o sistema é fundamental para a eficiência e transparência no gerenciamento desses recursos.

Ele foi implementado na rotina dos órgãos e entidades da Administração Pública direta e indireta do Poder Executivo do Estado de Mato Grosso.

A gerente de transportes e serviços da MTI, Marcela Oliveira, participou da capacitação e explicou que as orientações sobre o SICAD são úteis no dia a dia operacional. “O SICAD trouxe simplificação, rapidez e transparência para lidar com situações emergenciais, antes o processo de adiantamento, por exemplo, era muito demorado”, destaca Marcela, ressaltando que o sistema é usado para solicitar e realizar a prestação de contas com transparência.

SIGEV

O Sistema de Gestão de Viagens (SIGEV) é usado exclusivamente para conceder diárias a servidores civis, militares, empregados públicos e outros colaboradores da Administração Direta e Indireta do Estado de Mato Grosso quando se ausentam da sede por razões de serviço, seja no território nacional ou internacional, de forma eventual ou transitória.

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O coordenador de transporte da Casa Civil, Paulo Muniz, também participou do evento e destacou que o treinamento coincidiu com a integração de novos membros na equipe e serviu para atualizar as instruções operacionais.

“A parte gerencial, incluindo frota e combustíveis, assim como a solicitação de diárias, foi abordada. Atualmente, é possível solicitar o pagamento de diárias e, em pouco tempo, o valor está disponível para o servidor. Isso traz agilidade e segurança para o setor,” afirma Muniz.

Patrimônio e Serviços

Os treinamentos, coordenados pela Superintendência de Gestão de Serviços, iniciaram em maio, permanecem em junho e a previsão é que eles sejam concluídos em julho.

Segundo a secretária adjunta de Patrimônio e Serviços da Seplag, Karollyne Martimiano, o contato para o agendamento com os órgãos e entidades demandantes acontecem gradativamente por meio de ofícios e e-mails. “Os órgãos, unidades e instituições interessados em solicitar essa capacitação, podem entrar em contato conosco pelo telefone (65) 3613-3776 ou pelo e-mail da Superintendência de Gestão de Serviços: supgestaoservicos@seplag.mt.gov.br”, destaca a adjunta.

Somente nesta semana participaram do WorkShop Rumo à Eficiência: serviços e transportes em foco, servidores das secretarias estaduais de Planejamento e Gestão (Seplag), de Comunicação, de Infraestrutura, de Educação, da Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI), da Controladoria Geral do Estado (CGE), Corpo de Bombeiros Militar (CBM), Polícia Militar (MT) e do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT).

Fonte: Governo MT – MT

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Sebrae/MT impulsiona pequenos negócios da gastronomia local com “Resenha Cuiabana”

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Com foco no fortalecimento da economia local e na valorização dos sabores regionais, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) promove a “Resenha Cuiabana”. O evento, que será realizado nos dias 27 e 28 de junho, no Goiabeiras Shopping, em Cuiabá, e contará com hambúrgueres, doces típicos de festa junina, bebidas e pratos tradicionais da culinária local.

A expectativa é de receber cerca de 2 mil pessoas ao longo dos dois dias de programação. De acordo com Lucas Vasconcelos, gestor regional de Alimentos e Bebidas do Sebrae/MT na Baixada Cuiabana, a proposta é criar um ambiente de convivência, troca de experiências e geração de oportunidades para negócios que expressam a identidade da capital e de seu entorno.

“A Resenha Cuiabana foi idealizada para valorizar a identidade regional e proporcionar um entretenimento acolhedor para todas as famílias, destacando o que há de mais autêntico na nossa identidade”, diz Vasconcelos.

Segundo o gestor, a Rota da Cerveja Artesanal será um dos principais destaques da feira. “Com o circuito, os empreendedores poderão alcançar novos perfis de consumidores e fortalecer a cadeia produtiva, atraindo mais turistas para o estado”, complementa.

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Uma das participantes da Resenha Cuiabana é a empresária Thamme Iaworski, proprietária do restaurante D’Marias. Para ela, a feira é uma oportunidade de popularizar sua receita de maria izabel e farofa de banana e aumentar o faturamento.

“Além de ampliar a receita e nos comunicar com um público de todas as idades, vamos oferecer descontos para os clientes que quiserem conhecer nossos produtos”, antecipa.

Ao todo, oito pequenos empreendedores da gastronomia estarão na “vitrine” da exposição: cervejarias Cuiaverá e Xaraes, Rock Burger, Loul Doces, Duda Espetos, D’Marias, Pipocake e Pitadinhas de Amor.

O evento já integra o calendário afetivo do Goiabeiras Shopping, promovendo encontros que celebram as raízes cuiabanas e fortalecem os laços com a nossa cultura.

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