BRASIL
RS tem 11 trechos de rodovias com bloqueios totais ou parciais
BRASIL
As fortes chuvas que afetam o Rio Grande do Sul seguem provocado danos e alterações em rodovias do estado. De acordo com o Comando Rodoviário da Brigada Militar, até as 12h desta quinta-feira (14), pelo menos 11 trechos registravam bloqueios totais ou parciais em oito rodovias.
“A Secretaria de Logística e Transportes, por meio das equipes do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem, trabalha para desobstruir as rodovias o mais rápido possível, de maneira a garantir o tráfego seguro de veículos e pedestres e para que artigos de primeira necessidade possam chegar às populações dos municípios atingidos pelas chuvas”.
Os trechos com bloqueios totais são: quilômetro (km) 27 e km 9,3 da ERS-502 (em Cachoeira do Sul e em Paraíso do Sul); km 140 da ERS 149, onde a ponte sobre o Rio Soturno está interditada em razão de rachaduras; km 82 da ERS-630 (em São Gabriel); km 40 da ERS-566 (em Alegrete); km 10 ao km 23 da ERS-431, onde a ponte sobre o Rio Taquari, em Bento Gonçalves, no limite com São Valentim do Sul, cedeu e a pista está alagada.
Na ERS-448, entre Farroupilha e Nova Roma do Sul, após o transbordamento do Rio das Antas, a ponte que fica no km 37 da rodovia cedeu. Por esse motivo, há bloqueio total do tráfego no trecho. Já na ERS-130, no km 40 (em Cruzeiro do Sul), a rodovia foi bloqueada devido à queda da cabeceira da ponte. Há ainda outro bloqueio, no km 37 (em Venâncio Aires).
Por fim, na VRS-851, km 9 (em Serafina Corrêa), há bloqueio total na ponte do Rio Carreiro, que ficou submersa e foi danificada. O estado registra ainda bloqueio parcial no km 26 da ERS-431 (em São Valentim do Sul), onde houve deslizamento de parte da pista. O fluxo está em meia pista.
Mau tempo
Esta semana, a Diretoria de Hidrografia e Navegação da Marinha do Brasil, que opera o Serviço Meteorológico Marinho, informou que um novo ciclone extratropical, associado à passagem de uma frente fria pelas regiões Sul e Sudeste do país, deve afetar as áreas marítimas de diversos estados até esta sexta-feira (15).
Estão previstos ventos de direção sudeste a nordeste rondando para oeste a sudoeste e intensidade de até 85 quilômetros por hora (km/h) no litoral entre Chuí (RS) e São Francisco do Sul (SC). A faixa litorânea entre São Francisco do Sul (SC) e Arraial do Cabo (RJ), também pode ser afetada, com ventos de direção sudeste a nordeste rondando para sudoeste a sul, com intensidade de até 65 km/h.
Entenda
Em nota, a Marinha esclareceu que um ciclone extratropical é um centro de baixa pressão atmosférica que possui uma frente fria e uma frente quente associadas. Comum para esta época do ano, o fenômeno surge quando há duas massas de ar de características distintas atuando em uma região.
Fonte: EBC GERAL


BRASIL
Prefeitura de SP constrói muro na Cracolândia para isolar área de usuários de drogas
A Prefeitura de São Paulo ergueu um muro na Cracolândia, localizada no Centro da cidade, com cerca de 40 metros de extensão e 2,5 metros de altura, delimitando a área onde usuários de drogas se concentram. A estrutura foi construída na Rua General Couto Magalhães, próxima à Estação da Luz, complementada por gradis que cercam o entorno, formando um perímetro delimitado na Rua dos Protestantes, que se estende até a Rua dos Gusmões.
Segundo a administração municipal, o objetivo é garantir mais segurança às equipes de saúde e assistência social, melhorar o trânsito de veículos na região e aprimorar o atendimento aos usuários. Dados da Prefeitura indicam que, entre janeiro e dezembro de 2024, houve uma redução média de 73,14% no número de pessoas na área.
Críticas e denúncias
No entanto, a medida enfrenta críticas. Roberta Costa, representante do coletivo Craco Resiste, classifica a iniciativa como uma tentativa de “esconder” a Cracolândia dos olhos da cidade, comparando o local a um “campo de concentração”. Ela aponta que o muro limita a mobilidade dos usuários e dificulta a atuação de movimentos sociais que tentam oferecer apoio.
“O muro não só encarcerou os usuários, mas também impediu iniciativas humanitárias. No Natal, por exemplo, fomos barrados ao tentar distribuir alimentos e arte”, afirma Roberta.
A ativista também denuncia a revista compulsória para entrada no espaço e relata o uso de spray de pimenta por agentes de segurança para manter as pessoas dentro do perímetro.
Impacto na cidade
Embora a concentração de pessoas na Cracolândia tenha diminuído, o número total de dependentes químicos não foi reduzido, como destaca Quirino Cordeiro, diretor do Hub de Cuidados em Crack e Outras Drogas. Ele afirma que, em outras regiões, como a Avenida Jornalista Roberto Marinho (Zona Sul) e a Rua Doutor Avelino Chaves (Zona Oeste), surgiram novas aglomerações.
Custos e processo de construção
O muro foi construído pela empresa Kagimasua Construções Ltda., contratada após processo licitatório em fevereiro de 2024. A obra teve custo total de R$ 95 mil, incluindo demolição de estruturas existentes, remoção de entulho e construção da nova estrutura. A Prefeitura argumenta que o contrato seguiu todas as normas legais.
Notas da Prefeitura
Em nota, a administração municipal justificou a construção do muro como substituição de um antigo tapume, visando à segurança de moradores, trabalhadores e transeuntes. Além disso, ressaltou os esforços para oferecer encaminhamentos e atendimentos sociais na área.
A Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU) reforçou que a Guarda Civil Metropolitana (GCM) atua na área com patrulhamento preventivo e apoio às equipes de saúde e assistência, investigando denúncias de condutas inadequadas.
A questão da Cracolândia permanece um desafio histórico para São Paulo, com soluções que, muitas vezes, dividem opiniões entre autoridades, moradores e ativistas.
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